Geral

Militares conquistam resultados expressivos em diversas competições esportivas

15/04/2016
Militares conquistam resultados expressivos em diversas competições esportivas
No currículo dos soldados alagoanos estava o Ironman 2015, realizado em Florianópolis (Foto: Ascom/CBMAL)

No currículo dos soldados alagoanos estava o Ironman 2015, realizado em Florianópolis (Foto: Ascom/CBMAL)

Saúde alinhada à qualidade de vida. Trabalho relacionado com o esporte. Atividade física ligada ao bem-estar. Essa receita vem trazendo bons resultados para os bombeiros que levam o esporte a sério.

São diversas competições regionais, nacionais e até internacionais em vários esportes, onde o nome do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) é elevado às primeiras colocações nos pódios. São verdadeiras histórias de superação e força de vontade que inspiram e incentivam outros bombeiros a iniciarem a prática esportiva.

 

Ultraman – Os soldados Pedro Paes e Paulo Salgueiro representaram Alagoas numa das provas mais desafiantes de triatlo: o Ultraman. A prova no Brasil é disputada nos mesmos moldes do Mundial, no Havaí: no primeiro dia os atletas nadam 10 km e pedalam 145 km; no segundo, pedalam 276 km; e, no terceiro, correm duas maratonas (84 km), totalizando 515 km. A competição aconteceu entre os dias 1 e 3 de abril, com largada em Ubatuba/SP e chegada no Rio de Janeiro.

Assim como no Havaí, para participar da prova não basta querer, tem que ser aceito pela organização. O grupo seleto de 31 atletas precisou apresentar “currículo esportivo” para mostrar que tinha capacidade de participar da prova.

No currículo dos soldados alagoanos estava o Ironman 2015, realizado em Florianópolis. Este procedimento é o mesmo que acontece em outras provas de Ultraman realizadas pelo mundo, onde a preferência é dada aos atletas mais experientes em ultradistâncias.

“Foram doze meses de preparação para a maior e mais difícil prova de triatlo do mundo. Na história foram apenas 1.050 atletas que conseguiram completar esse tipo de modalidade de triatlo. Tudo é muito difícil, desde a prova em si até o custo, bancado totalmente pelo atleta”, conta o soldado Pedro Paes.

“Na hora da largada estava com minha malha de guarda-vidas debaixo da roupa de borracha e parti. A cada respiração, agradecia a Deus por estar ali, vivendo o esporte que amo e representando minha corporação com muito orgulho. No último dia, sofri com desarranjo intestinal provocado pela desidratação. O calor era insuportável, o sol castigava, o cansaço chegava, as pernas travavam, mas, ao cruzar a linha de chegada com 32h36min30s, as dores sumiram e a emoção bateu forte, porque eu acabava de me tornar o primeiro bombeiro a ser um ultraman”, conta emocionado Pedro Paes.

O soldado Paulo Salgueiro teve problemas durante a prova e não conseguiu completar a jornada de 515 km.