Geral

IMA divulga balneabilidade das praias alagoanas e do rio São Francisco

01/04/2016
IMA divulga balneabilidade das praias alagoanas e do rio São Francisco
(Foto: IMA)

(Foto: IMA)

O Instituto do Meio Ambiente (IMA) divulga, nesta sexta-feira (01), as condições encontradas em 60 trechos verificados nas praias da costa alagoana e dois no rio São Francisco. Essa semana há 16 pontos considerados impróprios e 46 próprios para banho. O documento é produzido pelo Laboratório de Estudos Ambientais, com base na resolução nº 274 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). As amostras foram coletadas no dia 28 de março.

No Litoral Sul, entre os municípios de Feliz Deserto e Marechal Deodoro, foram verificados 18 trechos com 17 pontos próprios para banho. Entre os locais que indicaram baixos índices de contaminação estão Pontal do Peba, Lagoa do Pau, Pontal de Coruripe, Duas Praias, Lagoa Azeda, Gunga, Barra de São Miguel, Francês e Praia do Saco.
Em Maceió, entre os bairros do Pontal da Barra e Ipioca, foram realizadas coletas em 20 pontos, com oito locais que apresentaram índices de contaminação fora do padrão recomendado. Os pontos indicados aos banhistas estão localizados no Pontal da Barra, Jatiúca, Jacarecica, Guaxuma, Garça Torta, Mirante e Ipioca.
No Litoral Norte, as coletas foram realizadas em outros 22 trechos, entre Paripueira e Maragogi, e 17 deles são considerados próprios para banho. Entre as melhores praias estão: Paripueira, Sonho Verde Barra de Santo Antônio, Barra de Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Porto da Rua, Japaratinga, Porto de Pedras e Ponta de Mangue.
A classificação quanto a própria e imprópria é determinada pelo índice de coliformes fecais. A resolução do Conama estabelece como parâmetro as condições em 80% dos resultados encontrados em cinco amostras consecutivas, além do critério da presença de mais ou menos 1000 NMP (Número Mais Provável) de coliformes termotolerantes (fecais) por 100mL da amostra de água coletada.
São Francisco
Os dois pontos do Rio São Francisco onde foram coletadas amostras para análise estão impróprios para banho. Um deles foi em frente ao Terminal Turístico de Artesanato e o outro próximo ao antigo restaurante Boca do Rio.