Geral

História de filarmônicas de Marechal Deodoro ganha visibilidade nacional

29/04/2016
História de filarmônicas de Marechal Deodoro ganha visibilidade nacional
Tradicional história das filarmônicas da cidade de Marechal Deodoro será mostrada para todo País através de documentário produzido pelo jornalista Claufe Rodrigues e equipe da GloboNews (Foto: Neno Canuto)

Tradicional história das filarmônicas da cidade de Marechal Deodoro será mostrada para todo País através de documentário produzido pelo jornalista Claufe Rodrigues e equipe da GloboNews (Foto: Neno Canuto)

A tradicional história das filarmônicas da cidade de Marechal Deodoro vai ganhar mais visibilidade e representatividade em nível nacional. É que o grupo cultural será protagonista do documentário “Faz Sol Lá Sim”, produzido pelo poeta e jornalista da Globo News Claufe Rodrigues, que já está na antiga capital da província alagoana para a preparação das gravações da primeira etapa do projeto.

Inspirado em uma visita realizada ao município há cerca de três anos, durante participação na Festa Literária Flimar, foi a particularidade do toque musical agregada ao enredo cultural das filarmônicas que chamou a atenção do jornalista. A singular diversidade dos grupos, que totalizam cinco associações, caracteriza Marechal Deodoro como a cidade com maior quantidade de filarmônicas do país.

“De imediato já fiquei encantado com que vi e ouvi. Eram cerca de 30 músicos tocando um som contagiante na filarmônica. Eu precisava contar esta história. Neste período, a Globo News estava fazendo parcerias com a produtora Rio Filmes e então vi a oportunidade ideal para produzir o documentário. As pessoas tinham que conhecer mais sobre essa representação cultural tão única”, conta o jornalista.

Conhecido em todo o país pelo seu trabalho junto à literatura, foi justamente o escritor Jorge de Lima que trouxe o autor do documentário a Alagoas. As poesias que retratavam tão sutilmente a história do Estado e do seu povo ocuparam um lugar cativo também nas produções de Claufe Rodrigues, como lembra o próprio jornalista e poeta.

“Acabamos fazendo o caminho inverso. Enquanto que Jorge de Lima saiu de sua terra Alagoas para ganhar o Rio de Janeiro, eu acabei me apaixonando pelo Estado através do seu olhar. Ele me apresentou a poesia mais alta e o lugar que tem propriedades tão distintas entre todas as regiões do Nordeste. Este é o momento de levar um pouco da cultura dessa cidade para todo o Brasil”, ressalta Rodrigues.

Sobre Claufe Rodrigues

O poeta e jornalista, Claufe Rodrigues tem participação atuante no processo de popularizar e democratizar a poesia em várias cidades do Brasil. Trabalhando no programa Globo News Literatura e também com passagem pela TV Futura e Canal do Brasil, Rodrigues tem uma bagagem de mais de 30 anos na estrada da poesia, na qual está desde 1977. Desde então, o jornalista já conta com mais de 10 livros publicados, entre eles: “Poemas para flauta e vértebra”, “O arquivista” e “Amor e seus múltiplos”.