Geral

Governo inaugura mais uma escola de Ensino Integral no sertão alagoano na quarta (20)

18/04/2016
Governo inaugura mais uma escola de Ensino Integral no sertão alagoano na quarta (20)
Unidade inaugurada há 15 anos recebeu retelhamento, pintura completa e restauração da parte elétrica e hidráulica (Foto: Valdir Rocha)

Unidade inaugurada há 15 anos recebeu retelhamento, pintura completa e restauração da parte elétrica e hidráulica (Foto: Valdir Rocha)

Por uma nova Alagoas na Educação e pelo fortalecimento do Ensino Médio na rede estadual, o Governo de Alagoas entrega nesta quarta-feira (20) mais uma escola de ensino integral. A partir das 10h, o governador Renan Filho e o vice-governador e secretário da Educação, Luciano Barbosa, estarão Santana do Ipanema para inauguração da Escola Estadual Laura Maria Chagas. Na ocasião, também serão entregues outras obras da pasta no município sertanejo.

O primeiro compromisso do grupo será a entrega da reforma da tradicional Escola Estadual Ormindo Barros. Inaugurada em 1954, a unidade, que atende mais de 700 alunos dos ensinos fundamental e médio, havia passado por uma última reforma há mais de 20 anos, em 1993.

A diretora Maria das Graças Clemente conta que os alunos “estão bem mais animados” com a nova estrutura. “Está parecendo uma nova escola, os alunos estão orgulhosos e com vontade de estudar”, disse Maria das Graças.

Laura Chagas – Após a entrega da Escola Ormindo Barros, a comitiva seguirá para a Escola de Ensino Integral Laura Chagas, a qual atende alunos do 7º ano do Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.

Totalmente reformada, a unidade inaugurada há 15 anos recebeu retelhamento, pintura completa e restauração da parte elétrica e hidráulica. A instituição atualmente conta com 856 alunos, dos quais 130 serão contemplados com o Ensino Integral. Estes 130 alunos – todos matriculados na 1ª série do Ensino Médio – também participarão de cursos profissionalizantes de Recursos Humanos e de Suporte e Manutenção de Micro.

A diretora Maria Marta Tavares relata que a unidade está completamente diferente. “Desde o ano passado, quando recebemos o recurso do programa Escola da Hora, já conseguimos fazer muitas melhorias estruturais. Agora, com a reforma completa está tudo em ordem. É um ambiente agradável para a permanência dos alunos na escola”, afirma a gestora, que quer aproveitar os recursos deste ano para decorar as salas de estudos e deixar o espaço ainda mais atraente para os estudantes.

Por fim, após a entrega das duas escolas, o governador Renan filho e o secretário Luciano Barbosa participarão de uma partida de futsal no Ginásio de Esporte Cônego Luiz S. da Silva, que também foi totalmente reformado e agora será administrado pela Escola Laura Chagas para atender os alunos e a comunidade de maneira ordenada.

Obras – A Secretaria da Educação (Seduc) está com 72 escolas em reforma em todas as regiões de Alagoas. Todas as obras foram devidamente licitadas e nenhuma atrapalhará o andamento do ano letivo. Além das reformas de manutenção, 31 quadras estão em construção em todo estado.

Ensino Integral – Além da Escola Laura Chagas em Santana do Ipanema, outras 12 unidades passaram a adotar o ensino integral em 2016, uma para cada Gerência Regional de Educação (Gere). As demais unidades estão em Delmiro Gouveia, São José da Tapera, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Teotônio Vilela, União dos Palmares, Viçosa, Matriz de Camaragibe, Rio Largo, Penedo e duas unidades em Maceió.