Geral

Estudantes e professores usam a criatividade para combater o Aedes aegypti

08/04/2016
Estudantes e professores usam a criatividade para combater o Aedes aegypti
Produção de larvicida foi apresentada durante as atividades (Foto: Valdir Rocha)

Produção de larvicida foi apresentada durante as atividades (Foto: Valdir Rocha)

Após uma semana inteira de mobilização em combate ao Aedes aegypti nas escolas da rede estadual, estudantes e professores deram um show de conhecimento e criatividade com ações de orientações sobre prevenção, sintomas e principais riscos das doenças transmitidas pelo mosquito: Dengue, Zika e Chikungunya.

Um exemplo foi a Escola Estadual Professora Doralice da Silva Moura, no município de Rio Largo, que, no decorrer da semana, promoveu diversas atividades de conscientização sobre a temática, dentre elas, a elaboração de paródias, produções e exposições de cartazes nas línguas Portuguesa e Inglesa e apresentação de jogral em sala de aula. Localizada na Mata do Rolo, a unidade está cercada por uma área com inúmeros terrenos baldios e esgotos a céu aberto.

“Esta foi a segunda grande mobilização sobre o tema neste ano. Na primeira, saímos pelas ruas do bairro, conscientizando a população, e realizamos um grande mutirão para limpeza da escola. Agora, buscamos o apoio dos nossos professores para trabalhar de forma interdisciplinar e o resultado foi muito bom”, comemorou a diretora geral, Claudete Silva Santos.

Encerramento – No encerramento das ações, nesta sexta-feira (08), os alunos aprenderam como preparar em casa um repelente natural a partir da folha e fruto do Neem, uma árvore originária da Índia e comum em ambientes rurais.

O produto foi desenvolvido pelos estudantes do Centro de Ciências Agrárias (Ceca) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Francyslaine Gomes e Jonatan Ferreira, que é ex-aluno e “amigo” desta escola. Morador do bairro, Jonatan explicou os riscos da região, uma das razões que o levou a pesquisar sobre o assunto.

Os pesquisadores explicaram como preparar o produto, que tem durabilidade de até 8 horas de proteção. “Usar 25g de Neem, pode ser tanto a folha quanto o fruto, que tem maior poder, 500ml de água e 30ml de álcool. Bate tudo no liquidificador e deixa descansar por 12 horas e coa em seguida. A partir daí, pode borrifar no ambiente e/ou aplicar direto na pele”, explicou.

O plantio da própria árvore do Neem também ajuda a afastar os mosquitos, segundo os estudantes.