Geral

Estado vai intensificar práticas de sustentabilidade e energias renováveis

07/04/2016
Estado vai intensificar práticas de sustentabilidade e energias renováveis
(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto do Meio Ambiente (IMA) assinaram, na manhã desta quinta-feira (7), um termo de cooperação técnica com a Universidade de Berkeley, situada na Califórnia-EUA, para desenvolver uma série de iniciativas em benefício da sustentabilidade. O evento aconteceu no Hotel Ritz Lagoa da Anta e contou com a participação de estudantes, professores, sociedade civil e organizações sociais que tratam da temática ambiental.

A assinatura ocorreu durante o I Fórum Alagoas 2030, que tem a proposta viabilizar soluções aos problemas enfrentados pelo estado a respeito do meio ambiente. O documento foi assinado pelos secretários de Estado do Meio Ambiente, Alexandre Ayres; de Desenvolvimento Econômico, Hélder Lima; pelo presidente do Instituto do Meio Ambiente, Gustavo Lopes; e Gary Andersen, cientista-chefe do laboratório de sustentabilidade da Universidade de Berkeley.

Alexandre Ayres avalia que o acordo entre o Governo de Alagoas foi acertado devido à referência que a Universidade de Berkeley tem quando o tema é tecnologia sustentável.

“Assinamos o termo de cooperação técnica com muita satisfação porque o Estado de Alagoas será beneficiado com ações sustentáveis. A universidade americana nos traz grandes referências em tecnologia para desenvolver novas práticas visando à proteção do meio ambiente e recursos hídricos. Com a efetivação do Fórum Alagoas 2030, a Semarh estará amplificando discursos e ações junto à população alagoana sobre preservação ambiental e principalmente a utilização das energias renováveis”, avalia o secretário Alexandre Ayres.

O titular da pasta de Meio Ambiente e Recursos Hídricos destaca que o atual cenário sustentável não permite que tanto o Estado de Alagoas quanto os demais estados da federação dependam exclusivamente das energias firmes. “É preciso mostrar à população a necessidade de conhecer mais sobre as possibilidades de energias renováveis que temos à disposição”, complementa ou secretário.

Conhecimento – O I Fórum Alagoas 2030 contou com painéis e palestras acerca das energias renováveis com representantes do Governo de Alagoas, empresas, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), WWI-Worldwatch Institute no Brasil e Universidade de Berkeley.

Entre os palestrantes, Eduardo Athayde, diretor do WWI-Worldwatch Institute trouxe explanações acerca da atuação entre ciência e tecnologia como aliadas em prezar pela sustentabilidade. Durante a sua fala, apresentou também o Relatório Estado do Mundo de 2012, que aponta a responsabilidade dos agentes políticos e econômicos sobre os riscos ambientais e os conceitos e modelos de governança sustentável.

O professor Gary Andersen, da Universidade de Berkeley, apresentou uma palestra sobre soluções sustentáveis. Durante o evento, os convidados puderam interagir com questionamentos sobre meio ambiente, além de mostrar o atual cenário das políticas de sustentabilidade desenvolvida em Alagoas.