Geral

Especialista mostra que investir em SST gera redução de custos na indústria

08/04/2016
Especialista mostra que investir em SST gera redução de custos na indústria
(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Especialista da Gerência de Segurança e Saúde no Trabalho do Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), o médico Gustavo Nicolai faz um alerta: “saúde e segurança são investimentos, não devem ser confundidas com custos”, disse ele, durante a capacitação em Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho, realizada na Casa da Indústria Napoleão Barbosa.

Iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o evento foi organizado pela Gerência de Qualidade de Vida do Sesi/Alagoas. Ao falar sobre Cenários e Perspectivas da SST, Gustavo Nicolai afirmou que investir em saúde e segurança no trabalho é reduzir custos. “O empresário que não compreender a necessidade da segurança no trabalho pode gastar até cinco vezes mais que aquele que se adequar”, revelou o especialista.
 “Nos últimos dois anos vocês viram uma movimentação do Sesi em relação à Saúde e Segurança no Trabalho. Isso acontece porque queremos ajudar o empresário a reduzir custos. Esse empresário tem obrigações legais a cumprir e se o fizer ele vai economizar dinheiro”, disse Nicolai.
Para demonstrar a importância da SST, ele usou como exemplo o caso de um funcionário que precisou se afastar porque machucou a perna em uma máquina que, há seis meses, o empregador havia se recusado a fazer a manutenção desse equipamento, porque achou elevado o custo de R$ 20 mil.
“Agora pode gastar até R$120 mil. Ou seja, a integridade do trabalhador é bem mais proveitosa, financeiramente, para o empresário”, explicou o especialista do Departamento Nacional do Sesi.
Participaram da capacitação o superintendente executivo do Sesi/AL, Carlos Alberto Pacheco Paes, a gerente executiva de Qualidade de Vida, Cláudia Piatti, gerentes das unidades e funcionários da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea).