Geral

Ciclo de palestras marca Dia Mundial de Conscientização do Autismo na Educação

01/04/2016
Ciclo de palestras marca Dia Mundial de Conscientização do Autismo na Educação
Erisberto, aluno do Centro Wandette de Castro, fez a leitura da oração do autista no encontro (Foto: Valdir Rocha)

Erisberto, aluno do Centro Wandette de Castro, fez a leitura da oração do autista no encontro (Foto: Valdir Rocha)

O azul deu o tom às atividades e espaços da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) nesta sexta-feira (1º). A iniciativa é alusiva à comemoração do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, que acontece em 2 de abril.

Além da iluminação especial de sua fachada, no Cepa, a Seduc promoveu um ciclo de palestras sobre o tema para profissionais, pais e alunos da rede estadual nesta sexta-feira, no Centro de Formação Ib Gatto (Cenfor), também no Cepa. A culminância da programação será no domingo (3), com a realização de uma caminhada na orla de Maceió.

“Hoje é um dia festivo e somos todos azuis. É um dia de alegria, pelo que já foi conquistado, e, também, de conscientização, de combate ao preconceito e às dificuldades em aceitar o diferente. É um momento onde devemos apoiar, fortalecer e articular parcerias”, avaliou o superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa.

Na ocasião, Ricardo Lisboa informou que a rede estadual trabalha em duas vertentes na educação do público autista: no atendimento do aluno e na política de formação e preparação de professores.

 

Para a supervisora de Educação Especial da Seduc, Ana Paula Narciso, o seminário oportuniza destacar os trabalhos realizados pelos centros de educação especial da rede estadual.  “Queremos dar visibilidade aos profissionais qualificados e comprometidos destas instituições, bem como reconhecer a dedicação dos pais”, declarou.

Centro Wandette – Um dos destaques do seminário desta sexta-feira foi a apresentação dos trabalhos do Centro Estadual de Educação Especial Wandette Gomes de Castro, instituição referência no atendimento a estudantes autistas na rede estadual.

Em um evento prestigiado pela secretária de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos, Rosinha Cavalcante, o Centro iniciou sua apresentação com uma performance de sua banda rítmica liderada pelo professor Joaquim Cirilo, seguida pela interpretação do hino dos autistas e pela leitura da oração do autista pelo aluno Erisberto, de 11 anos de idade,  que  foi amplamente aplaudido.

 

Em seguida, a psicóloga Mariana Assunção ministrou palestra sobre os programas de educação pedagógica visando à inclusão. À tarde, mais palestras abertas à comunidade, com a participação de psicólogos do Cuida e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

A diretora do Centro, Aracy Felix, ressaltou a importância da união de esforços. “Precisamos ter um olhar diferenciado e dar as mãos. Precisamos da criação de políticas públicas de saúde e formação permanente para professores”, pontuou.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Pessoas com Transtornos do Espectro Autista (TEA) do Wandette Gomes de Castro, Joelina Cerqueira, o Centro atende cerca de 130 alunos de 7 a 14 anos, dos quais 43 com TEA. Dentre as atividades complementares, destacam-se acompanhamentos com fonoaudiólogo e psicopedagógico, brinquedoteca, educação física especializada, horta, jardinagem e música.

Caminhada – A caminhada do Dia de Conscientização do Autismo acontece neste domingo (3), a partir das 9h, com concentração na praia de Sete Coqueiros em direção ao Alagoinhas.