Geral

Bombeiros alagoanos usam o jiu-jitsu para melhorar aptidão física

08/04/2016
Bombeiros alagoanos usam o jiu-jitsu para melhorar aptidão física
Equipe luta para alcançar bom desempenho e honrar a corporação (Foto: Ascom CBMAL)

Equipe luta para alcançar bom desempenho e honrar a corporação (Foto: Ascom CBMAL)

O jiu-jitsu, também conhecido como arte suave, é uma arte marcial que foi adaptada do judô e do jiu-jitsu japonês por brasileiros, em particular, os irmãos Gracie. Ela privilegia a luta no solo, utilizando alavancas e pressões para derrubar, dominar e submeter o oponente, tradicionalmente sem usar golpes traumáticos. Então, para aliar a força física, a atividade aeróbica, aumentar a disciplina, os controles emocionais, a resistência cardiorrespiratória e a autoconfiança, os bombeiros militares de Alagoas aderiram a arte suave e estão evoluindo e se destacando em competições no Estado e fora dele.

Neste ano de 2016, as competições oficiais já se iniciaram e garantiram pódio, medalhas, orgulho e emoção para o centro de treinamento 1º Tenente BM Childerico Marques Silva, localizado no Grupamento de Salvamento Aquático da corporação, e equipe FireFighters Jiu-jitsu Team (FFJJT) que são integrantes também da equipe Sandro Melo de Jiu-jitsu.

Hoje, o centro de treinamento conta com cerca 30 bombeiros que frequentam regularmente os treinos. Para o bombeiro militar, faixa preta e mestre do FFJJT, soldado Paulo Rodrigues, a família está crescendo e se tornando mais unida a cada dia, com muita vontade de aprender e evoluir dentro do esporte.

“Nós somos mais que uma equipe, somos uma família. Temos atletas de todas as faixas, e os graduados estão sempre ajudando os mais inexperientes. Todos estão caminhando e crescendo juntos e ver o pessoal com sede de aprender é a motivação da equipe, dia após dia, nos treinos e em competições tanto aqui em Alagoas como fora”, falou.

Na primeira etapa da Liga Alagoana de Jiu-jitsu, dez atletas da equipe firefighter se inscreveram e cinco conquistaram medalhas.

O mestre enfatizou a importância de participar de competições para buscar entender o espírito e a energia de uma competição. Dos dez militares que competiram na liga, cinco medalharam. O sargento Alaniel e o cabo Edson conquistaram o primeiro lugar na categoria, e os sargentos Nicolas e Izael e o soldado Nasser conquistaram o segundo lugar.

O cabo Edson Rodrigues, um dos medalhados na liga, conta que antes de iniciar a praticar a arte suave, ele tinha um pouco de preconceito com o esporte.

Além da primeira etapa da liga alagoana do jiu-jitsu que ocorreu no dia 27 de março, Alagoas também sediou a I Copa Maria Bonita de Jiu-jitsu, campeonato pioneiro no Norte / Nordeste, exclusivamente feminino e que reuniu competidoras de Alagoas e de outros estados.

Na ocasião, três atletas da equipe Firefighters competiram no evento, entre elas, duas bombeiras militares que tinham apenas um mês de jiu-jitsu. E com isso, mais uma medalha de ouro foi para a parede de medalhas do centro de treinamento com a soldado Suzan, que garantiu o primeiro lugar em sua categoria.

Para o sargento Christiano Amorim, faixa marrom e um dos instrutores do centro de treinamento, ter um CT de jiu-jitsu dentro do grupamento militar, faz o esporte se aproximar cada vez mais do militar e incentivar o bombeiro a conhecer o esporte.

“O jiu-jitsu é apaixonante e quem começa a praticar não quer mais parar. Ele nos proporciona uma educação corporal que nos ajuda muito no nosso serviço dentro da corporação por exigir muito do nosso preparo físico e mental”, falou o oficial, que vai disputar o campeonato brasileiro de jiu-jitsu, juntamente com o sargento Nicolas, no final do mês de abril, em São Paulo.

Além do brasileiro, os atletas do CT já estão se preparando para a segunda etapa da Liga Alagoana de Jiu-jitsu que ocorrerá em maio e promete inscrever mais atletas da equipe e garantir mais medalhas para o centro de treinamento.