Geral

Aplauso apresenta uma das lendas do soul americano Billy Paul neste domingo

30/04/2016
Aplauso apresenta uma das lendas do soul americano Billy Paul neste domingo
Em agosto de 2015, a lenda do soul norte-americano esteve no Recife. E declarou ser apaixonado pela música brasileira (Divulgação)

Em agosto de 2015, a lenda do soul norte-americano esteve no Recife. E declarou ser apaixonado pela música brasileira
(Divulgação)

O Aplauso deste domingo (1), faz homenagem a Billy Paul, que faleceu no último domingo (24), mas foi uma das maiores vozes da black music. Ao longo de sua carreira, o cantor conquistou o público com uma mistura de R&B e soul. A atração vai ao ar às 10 horas pela Educativa FM.

Batizado Paul Williams, mas conhecido mundialmente como Billy Paul, o norte-americano marcou os anos 1970 ao combinar estilos como o pop, soul e funk, com influências das músicas eletrônica e psicodélica.

Na juventude, participou de sessões de gravação com lendas da música como Charlie Parker, Miles Davis e Nina Simone. Serviu o exército na juventude e, em seguida, lançou seu primeiro EP, em 1968, aos 33 anos.

Em 1972, chegou ao primeiro lugar das paradas de sucesso com Me and Mrs. Jones, canção sobre uma aventura extraconjugal que lhe rendeu um Grammy, antes de ser regravada por vários artistas, como a dupla Hall and Oates ou o cantor Michael Buble. A faixa também serviu de inspiração para Amy Winehouse, na famosa canção Me & Mr Jones. A música fez parte do disco 360 Degrees of Billy Paul, o mais bem-sucedido do cantor, que conta com um belo cover de Your Song, de Elton John.

Durante toda a sua vida Billy Paul lançou 15 álbuns. O americano ficou conhecido pelo mundo como um pioneiro e figura importante na música soul.

Em agosto de 2015, a lenda do soul norte-americano esteve no Recife. E declarou ser apaixonado pela música brasileira – citando nomes como Elis Regina, Maria Bethânia, Jorge Benjor e Tim Maia – e pelo Carnaval pernambucano.