Geral

Acordo entre Arsal e ANP contribui para regulação do gás natural em AL

18/04/2016
Acordo entre Arsal e ANP contribui para regulação do gás natural em AL
Fiscalização dupla assegura um produtor de ainda maior qualidade (Foto: Divulgação)

Fiscalização dupla assegura um produtor de ainda maior qualidade (Foto: Divulgação)

Um acordo de cooperação técnica firmado entre a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal) e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) possibilitará a troca de experiências e o desenvolvimento conjunto de estudos e atividades para o aprimoramento da regulação e fiscalização do gás natural.

A gerente de Gás Natural da Arsal, Clara Alves, participou de uma reunião no escritório central da ANP, no Rio de Janeiro, com a superintendente adjunta de Comercialização e Movimentação de Petróleo e Gás Natural, Ana Beatriz Barros, e a especialista em regulação, Melissa Mathias, ambas da Agência Nacional.

Na ocasião, foi discutido o programa de atividades a ser desenvolvido pelas duas agências. A princípio, Arsal e ANP irão trabalhar na concepção de novos indicadores para monitoramento da construção de gasodutos e no aperfeiçoamento dos indicadores e ferramentas fiscalizatórias já existentes.

A Arsal também acompanhará as fiscalizações realizadas pela ANP em Alagoas.

“Com o acordo de cooperação, teremos o treinamento e o suporte de uma agência nacional, de modo a melhorar a regulação do setor no Estado e, consequentemente, agilizar a detecção e solução de possíveis irregularidades”, destacou Marcus Vasconcelos, presidente da Arsal.

Em Alagoas, existem 8.834 unidades consumidoras de gás natural canalizado, sendo 28 indústrias, 31 postos automotivos, 548 estabelecimentos comerciais e 8.227 unidades residenciais (condomínios).

Regulada pela Arsal, a concessionária Gás de Alagoas S.A (Algás) opera 400 km de rede de distribuição e comercializa aproximadamente 600 mil m³ por dia de gás natural em oito municípios.