Geral

XIV Edição do Encontro de Bombeiras valoriza mulheres da corporação

17/03/2016
XIV Edição do Encontro de Bombeiras valoriza mulheres da corporação
Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas prestou homenagem às mulheres com série de atividades (Foto: Ascom)

Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas prestou homenagem às mulheres com série de atividades (Foto: Ascom)

O dia hoje iniciou diferente no Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas. Diferente não porque estava chuvoso, quente e úmido. Diferente porque, esta quinta-feira (17) foi escolhida para reunir as bombeiras da corporação para comemorar.

Celebrar o fato de serem mulheres, guerreiras e fortes, donas do seu próprio destino e certas da posição que ocupam na sociedade e numa corporação feita principalmente por homens.

E foi assim, na quarta-feira, 16, que as bombeiras festejaram o Dia Internacional da Mulher num evento voltado inteiramente para elas e que já faz parte do calendário de eventos da corporação. O encontro estadual de bombeiras militares já está em sua XVI edição e traz, a cada ano, discussões de temas voltados para o público feminino, incentivo à prática de atividade física, interação, integração, lazer, diversão e muitas risadas.

O comandante realizou a abertura do evento falando sobre a importância de todas as bombeiras para o Corpo de Bombeiros ser o que é: “Nós temos militares que fazem a diferença todos os dias nas funções que desempenham, e que mesmo com uma rotina corrida, tendo que cuidar muitas vezes de filhos, casa, responsabilidades e outras atribuições, dão conta de todo o serviço, seja ele operacional ou administrativo, e fazem tudo com atenção e carinhos redobrados. Eu agradeço todos os dias por ter vocês aqui e apesar de termos uma data para comemorar esse dia, sabemos que dia da mulher é todo dia”.

Neste ano de 2016 a programação do evento inovou com a criação de uma mesa redonda que discutiu o tema “O papel da mulher na carreira militar e nas posições de grande responsabilidade dentro da sociedade” com a participação da secretaria de Estado da mulher, Rosinha da Adefal, da coronel PM Valdenize Ferreira, da major BM Camilla Paiva e da soldado BM Thaísa Moreti, com a mediação capitã BM Viviane Suzuki, que discutiram a força da mulher e a importância de discussões como essa para aumentar a força do movimento contra o machismo e o preconceito e a favor da igualdade de gêneros tanto no ambiente militar quanto na sociedade de forma geral.

A secretária da mulher levantou o questionamento sobre o fato de mesmo a sociedade sendo composta em sua maior parte por mulheres, qual o motivo da mulher ainda sofrer tantos preconceitos e ocupar em números muito menores, quando comparados ao universo masculino, posições de alto cargo. E foi visto que muitos dos preconceitos são criados pelas próprias mulheres.

Na sequência, as coachs Andressa Mendes e Daniele Couto fizeram um bate-papo sobre motivação, inspiração e metas que emocionou muitas bombeiras que estavam presentes. Com a ajuda da Andressa, elas puderam visualizar suas próprias vidas, refletir sobre elas e perceber o que estão fazendo para melhorar suas performances e para alcançar seus objetivos. Já Daniele deu dicas sobre como estruturar e alcançar as metas que cada uma cria para sua vida.

Além disso, a professora Linda de ioga fez uma aula para as bombeiras relaxarem corpo, mente e alma e o professor Williams Alves e equipe do fitdance oficial colocaram as bombeiras para suar.

E dentro da programação do evento, aconteceu a terceira edição da competição bombeira de garra, criada capitão BM Diogo Andrade e sua equipe da coordenadoria de esporte da corporação com o apoio do Centro de treinamento Físico Integralle através do fisioterapeuta Alyson Franco. A prova levou as bombeiras a se desafiarem numa competição saudável que incentiva o condicionamento físico e o constante treinamento pelas militares. Quatro equipes compostas por quatro competidoras, cada, suaram para executar provas que incluiu natação, combate a incêndio, salvamento e corrida, todas adaptadas de acordo com usos que são feitos durante as ocorrências. A equipe campeã foi a composta pelas soldados Kelly, Priscila, Nina Rosa e Gabriela que conseguiu superar o favoritismo da equipe campeã do ano passado e que esse ano ficou com a segunda colocação, composta pela capitã Elaine e pelas soldados Willienay, Joyce e Clarissa.

 Para a soldado Kelly Cunha, é muito importante participar de competições saudáveis como a bombeira de garra, pois ajuda a manter sempre o condicionamento físico: “Gosto muito de participar e mesmo tendo ficado em primeiro, isso é o que menos importa no final, pois o que vale é competir, confraternizar, incentivar a prática de exercícios físicos e o constante treinamento por parte do efetivo feminino da corporação”, disse uma das campeãs.