Geral

Uncisal promove capacitação em 5s

17/03/2016
Uncisal promove capacitação em 5s

Manter o ambiente de trabalho organizado, evitar o desperdício e aperfeiçoar os resultados estão entre os objetivos da implantação do Programa 5s que está sendo realizada na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

Cerca de 300 servidores participam do curso sobre implantação de 5s na Uncisal (Foto: Ascom)

Cerca de 300 servidores participam do curso sobre implantação de 5s na Uncisal (Foto: Ascom)

Durante os trabalhos direcionados para ser aplicados ao ambiente de trabalho, está sendo abordada a etapa conceitual seguida de alinhamento de conceitos, lista de verificação e cronograma de implementação.

“O aprendizado de 5s pode ser colocado em prática tanto no ambiente profissional como no doméstico, porém a sua implementação é contínua”, destacou o capacitador Domingos Leão.

A servidora do setor de serviços gerais da Uncisal, Ilka Soares participou do evento e destacou que estava “com muitas expectativas para a implantação do 5s na Uncisal”.

Neste primeiro momento estarão sendo capacitados 300 servidores que atuarão como multiplicadores junto aos cerca de 2 mil servidores da Universidade.

Segundo Domingos, “os cinco sensos praticados rotineiramente, que vão da dimensão física até a comportamental e intelectual promovem mudanças e adequações que podem gerar maior produtividade”.

As capacitações acontecem ainda nos dias 18, 21 e 23 de março uma série de capacitações sobre a ferramenta de qualidade 5s.

Os encontros estão agendados para acontecer no miniauditório Emil Burihan, no prédio sede da Uncisal,  das 8h às 12h.

Sobre o 5s

“5S” é o nome de um método, ou antes, uma filosofia, de administração japonesa e se refere à inicial de cinco palavras: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.

A filosofia dos 5S busca promover, através da consciência e responsabilidade de todos, disciplina, segurança e produtividade no ambiente de trabalho.

SEIRI: se refere ao descarte. Ao separar aquilo que é realmente necessário ao trabalho daquilo que é supérfluo, ou desnecessário, passando-o para outros que possam fazer uso dele ou simplesmente descartando.

SEITON: se refere à  organização. É literalmente arrumar tudo, deixar as coisas arrumadas e em seu devido lugar para que seja possível encontrá-las facilmente sempre que necessário.

SEISO: se refere à limpeza. Agora que você já tirou tudo que era desnecessário e deixou tudo em ordem, é preciso manter assim.

SEIKETSU: se refere à higiene, ou “senso de saúde e higiene”. Não adianta nada mantermos o local de trabalho limpo se não cuidarmos de nossa higiene pessoal também.

SHITSUKE: disciplina. Este conceito é um pouco mais abrangente do que o significado ao qual estamos acostumados de seguir as normas. Ele se refere também ao caráter do indivíduo que deve ser honrado, educado e manter bons hábitos.