Cidades

Slum realiza operação de limpeza em canais de Maceió

08/03/2016
Slum realiza operação de limpeza em canais de Maceió
Equipe faz a limpeza do canal e a capinação em toda a região (Foto: Lucas Alcântara/Ascom Slum)

Equipe faz a limpeza do canal e a capinação em toda a região (Foto: Lucas Alcântara/Ascom Slum)

O trabalho para manutenção da limpeza urbana de Maceió é amplo e contempla não somente a coleta diária do lixo domiciliar. Seguindo um cronograma semanal que atende as demandas fixas e as solicitações pontuais da população, a Prefeitura executa uma série de serviços para garantir o ordenamento da cidade em relação à limpeza, a exemplo da varrição e a capinação manual e mecanizada. Neste sentido, outro trabalho importante é a manutenção dos canais da capital, ação que já beneficiou seis entre os 18 existentes somente neste ano.

Nesta semana, uma equipe da Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) conclui a segunda etapa do trabalho iniciado no conhecido Canal da Casal, situado no Conjunto São Sebastião, antigo Ouricuri. A primeira fase foi realizada em fevereiro e agora, com a continuidade do serviço, os agentes voltm para concluir a limpeza até esta terça-feira (08). De lá, ainda nesta semana, a equipe segue para o Canal de Jacarecica e já tem outro destino após o atendimento desta demanda.

“A limpeza nos canais é um trabalho de extrema importância para evitar que a passagem da água seja obstruída em decorrência do descarte de lixo inadequado que é realizado pela população. Com este serviço, podemos evitar alagamentos, já que o escoamento da água ocorrerá normalmente, sobretudo no período chuvoso. Por ano, cada canal recebe normalmente duas intervenções de limpeza, alguns até mais dependendo da situação. Isso ocorre nos 18 canais de Maceió”, explicou Pablo Ângelo, diretor de operações da Slum.

Após Jacarecica, o serviço beneficiará o canal do conjunto Saúde e posteriormente o de Mundaú, com conclusão dos trabalhos prevista para até o final deste mês. Segundo lembrou o diretor da Slum, a limpeza já foi realizada nos canais do Raminho, de Cruz das Almas, da Grota do Ari, da Grota do Arroz e do Conjunto Dom Adelmo, que, juntos ao da Casal, totalizam seis operações realizada entre janeiro e o início de março.

“Quando terminamos a limpeza em todos os canais, o trabalho volta a ser feito em todos os pontos novamente, seguindo do primeiro contemplado ao último”, disse o diretor, acrescentando que a população pode solicitar este e outros serviços da Slum pelo 3315-2600 ou pelo linkwww.maceio.al.gov.br/slum/fale-conosco.