Geral

Sesau planeja ações para qualificar assistência à saúde

04/03/2016
Sesau planeja ações para qualificar assistência à saúde
Meta é analisar as ações realizadas em 2015 e planejar uma melhor prestação de serviços aos alagoanos em 2016 (Foto: Olival Santos)

Meta é analisar as ações realizadas em 2015 e planejar uma melhor prestação de serviços aos alagoanos em 2016 (Foto: Olival Santos)

A avaliação do processo de trabalho da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) tem como meta analisar as ações realizadas em 2015 e planejar uma melhor prestação de serviços aos alagoanos em 2016.

Para isso, até este sábado (5), gestores da Sesau se reúnem no auditório do Hotel Verde Mar, na Pajuçara, para iniciar uma reflexão estratégica para este ano. As atividades foram iniciadas na manhã desta sexta-feira (4).

“Esse é um momento para participar das discussões e pensar sobre o que fazer para melhorar a saúde dos alagoanos ainda mais. Para isso é preciso analisar se os caminhos percorridos até então apontam para resultados verdadeiramente eficazes”, esclareceu a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.

Segundo ela, o ano de 2015 iniciou com vários desafios para o Planejamento da Saúde. “Foi um ano que começou com a elaboração do Plano de Governo para os primeiros 100 dias de gestão e, subsequentemente, o desenvolvimento da Programação Anual de Saúde, o Plano Plurianual de Saúde e o Plano Estadual de Saúde”, lembrou Wyszomirska.

Somada à construção desses documentos, a secretária informou que, ainda em 2015, a Sesau conquistou um grande feito: a construção do Mapa da Regionalização dos Serviços da Saúde. “Esse mecanismo qualifica a assistência nas 10 Regiões de Saúde e possibilita que o usuário tenha acesso eficiente aos serviços do SUS e ainda mais próximos de sua residência”, explicou Wyszomirska.

As discussões estão sendo voltadas não apenas à gestão interna da Sesau, mas, também, às demais unidades que contribuem com os serviços de saúde no Estado. Um exemplo é a Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), que é responsável por cerca de 40% das ações do setor.

Programa – Durante o momento de reflexão estratégica para 2016, a facilitadora Nádia Corso ressaltou a necessidade de “pensar o futuro para construir uma Alagoas melhor”. Nesse sentido, a programação do encontro vai abordar a avaliação da Governança, os pontos fortes do Plano de Governo em 2015, as ações não concluídas ano passado e as reprogramadas para 2016.

Também faz parte da temática do encontro a cooperação entre setores e a entrega dos planos de reversão e fatores críticos de sucesso. Dessa forma, metas, prazos e autoavaliação são critérios recorrentes para análise das ações de saúde.