Geral

Sesau fará capacitação de acolhimento a crianças com microcefalia

18/03/2016
Sesau fará capacitação de acolhimento a crianças com microcefalia
Sesau realizará capacitação para acolhimento às crianças com microcefalia (Foto: Carla Cleto)

Sesau realizará capacitação para acolhimento às crianças com microcefalia (Foto: Carla Cleto)

O acolhimento aos recém-nascidos com microcefalia e outras alterações neurológicas é fundamental, assim como o apoio familiar necessário para garantir o desenvolvimento exitoso do bebê. Com essa proposta, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) inicia nesta segunda-feira (21), às 8h, no auditório do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), localizado no Conjunto Santo Eduardo, a capacitação dos profissionais que atuam na área da Atenção à Saúde.

A proposta de sensibilização é orientar os profissionais que contribuem no processo de matriciamento dessas crianças, mais especificamente ao utilizar as técnicas adotadas pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER) junto com a família. Além dos CERs, esses profissionais atuam nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e nos serviços intermunicipais.

A gerente de Atenção Primária da Sesau, Tânia Queiroz, explicou que o encaminhamento para a reabilitação dos bebês é feito após a realização da tomografia e da consulta com o especialista. Ambos são previamente agendados pelo Estado e Município de origem do recém-nascido, ao confirmarem o diagnóstico para microcefalia.

Nos CERs, os bebês contam com uma equipe multiprofissional habilitada para o desenvolvimento da criança. No entanto, complementa Tânia Queiroz, “esse serviço especializado está concentrado em Maceió e Arapiraca, mas os familiares devem procurar a continuidade desse cuidado para com as crianças em seus municípios. Por isso é importante a capacitação”.

A iniciativa da Gerência de Atenção Primária conta com a parceria das Supervisões de Cuidado à Pessoa com Deficiência; da Mulher, Criança e Adolescente; e da Atenção Psicossocial. Segundo Layla Ferro, supervisora estadual de Cuidado à Pessoa com Deficiência, cerca de 430 profissionais dos municípios alagoanos participam da capacitação.

“Também as crianças que tiveram suspeita de microcefalia, mas que ainda não foram confirmadas, vão ser acompanhadas pelo Nasf até os três anos de idade”, informou Layla. Ela enfatizou que, por mais que essas crianças tenham acesso ao CER para tratamento, eventualmente elas vão voltar para o seu município e lá elas vão ser tratadas pelo Nasf. “A capacitação auxilia na continuação do cuidado e na reabilitação das crianças”, disse.

Capacitação

No primeiro momento, serão capacitadas seis turmas de assistentes sociais e psicólogos, organizadas de acordo com a região de saúde e o número de casos de microcefalia. Durante o curso (que acontece nos dias 21, 23 e 29 de março e 4, 7 e 11 de abril), os profissionais vão atualizar os conhecimentos acerca do protocolo, fluxo e ações; saúde sexual e reprodutiva e planejamento familiar; crescimento e desenvolvimento; e acolhimento.

Já nos dias 22 e 23 de março, os nutricionistas participam do mesmo curso, que acontece – especificamente voltado para estes profissionais – no auditório do Conselho Regional de Psicologia, localizado no Farol. Nessa atualização, a temática acerca da nutrição e aleitamento materno vai ser enfatizado.

Num segundo momento, em parceria com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), os fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais participam de capacitação acerca do processo de estimulação precoce.