Geral

Seplag dissemina práticas do Programa 5s e capacita novos auditores

29/03/2016
Seplag dissemina práticas do Programa 5s e capacita novos auditores
(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

Gerar estímulos para a formação de relacionamentos mais humanos, trabalhar o bem-estar dentro do ambiente de trabalho e intensificar o desenvolvimento pessoal dos servidores públicos alagoanos. Essas são algumas das competências dos novos auditores do Programa 5S que foram treinados, nesta terça-feira (29), pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag).

De acordo com a supervisora do Programa 5s na Seplag, Laisa Lima, dessa vez, além dos próprios servidores da Seplag, colaboradores de outras secretarias e órgãos do Executivo também estiveram presentes no encontro.

“Além de estarmos capacitando os novos auditores internos da pasta, pudemos repassar algumas orientações acerca do programa para servidores de outras secretarias. Como trabalhamos a ideia de sermos multiplicadores, o encontro foi importante para mostrar que sempre é possível disseminar boas práticas e ideias”, conta a supervisora.

Além de esclarecer algumas dúvidas e ressaltar as formas e ferramentas que devem ser utilizadas durante o processo de auditoria, no encontro, os colaboradores também puderam aprender um pouco mais sobre o que deve ser auditado, bem como as atribuições daqueles que realizam o processo.

“Com a ajuda dos sensos utilizados na auditoria (Utilização e Descarte; Ordenação; Limpeza; Saúde; e Disciplina) os novos auditores, sem dúvida, realizarão um ótimo trabalho dentro de seus respectivos ambientes de trabalho”, completa Laisa Lima.

Para a servidora Chyara Paiva, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SPP), participar do treinamento dado pela Seplag irá facilitar no aprimoramento e implantação do 5s em sua pasta.

“Como é a primeira vez que estamos fazendo isso, várias dúvidas estão surgindo no meio do caminho. No entanto, além de sermos treinados como auditores, com o encontro pudemos saber como, de fato, podemos aplicar isso na Segurança Pública”, conta a servidora.

A expectativa, ainda de acordo com o Comitê do Programa 5S, é que auditorias na Seplag sejam realizadas nos próximos dias. Além de identificar as conformidades e não conformidades de cada setor da pasta, o trabalho de auditoria visa dar continuidade ao trabalho de gestão desenvolvido atualmente pela secretaria.