Geral

Seminário da Mulher ocorre com grande participação da sociedade civil

29/03/2016
Seminário da Mulher ocorre com grande participação da sociedade civil
Abertura do evento feita pela secretária Rosinha Cavalcante Estrela (Foto: Ascom)

Abertura do evento feita pela secretária Rosinha Cavalcante Estrela (Foto: Ascom)

O II Seminário com Lideranças Femininas: Saúde da Mulher e Combate à Violência, realizado pela Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), em parceria com o Serviço Social do Comércio em Alagoas (Sesc /AL) e com a Prefeitura de Maceió, foi marcado pela presença da sociedade civil e pelo grande número de jovens que se fizeram presentes no auditório da Escola Superior de Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), na segunda-feira (28), para discutir temas pertinente à mulher e fortalecer as ações de combate à violência doméstica.

A abertura do evento foi feita pela secretária Rosinha Cavalcante Estrela, que destacou as expectativas do seminário, agradecendo o engajamento de toda a equipe na realização das atividades comemorativas em alusão ao mês da mulher.

“Estamos chegando ao final do mês de março, que foi repleto de atividades comemorativas ao Dia Internacional da Mulher e tudo isso só foi possível graças ao engajamento de todos na concretização desta programação. Estamos cansados, fisicamente, pela vasta agenda de eventos, mas certos de que, neste seminário, vamos renovar nossas forças para seguirmos na luta em prol dos nossos direitos. Para os tantos jovens, eu peço apenas que aproveitem os ensinamentos e reflitam e se encorajem para mudar nossa história e diminuir as estatísticas que tanto envergonham nosso país”, disse.

Iniciando as palestras, a primeira ministra mulher do Brasil, Solange Jurema, falou sobre o “Empoderamento da Mulher e a sua Participação nas Políticas Públicas”. “Os jovens aqui presentes não têm noção do quanto nossas conquistas de independência e direitos da mulher são recentes. Para se ter noção, até 1962 os maridos poderiam pedir a demissão de suas mulheres nos trabalhos, casos eles achassem conveniente. Em pouco tempo avançamos muito, mas ainda precisamos avançar mais e, para isto, é necessário que a mulher participe da construção das políticas públicas”, explicou Jurema.

O seminário ainda contou com a participação de representantes dos programas da Saúde da Mulher do município de Maceió, que fizeram uma explanação sobre temas como a microcefalia, a mulher diante da epidemia de HIV e Aids e os direitos da mulher, vítima de câncer.

Durante o evento foi exibido o vídeo “A História das Mulheres no Brasil” e a apresentação do Grupo Artístico Batuque Yá.