Geral

Semana do Artesão terá exposição, oficinas e loja itinerante

03/03/2016
Semana do Artesão terá exposição, oficinas e loja itinerante
Semana busca valorizar o artesanato, que representa a cultura, os costumes, as raízes e as matérias-primas do nosso Estado (Foto: Arquivo Ascom/Prefeitura de Maceió)

Semana busca valorizar o artesanato, que representa a cultura, os costumes, as raízes e as matérias-primas do nosso Estado (Foto: Arquivo Ascom/Prefeitura de Maceió)

Para valorizar, fomentar e reconhecer o trabalho e a história das pessoas que dedicam à vida ao artesanato, o governo de Alagoas realiza de 17 a 22 de março, no Memorial à República, uma semana de atividades alusivas ao Dia do Artesão, comemorado em 19 de março.

“O objetivo desta semana é valorizar o artesanato, que representa o feito à mão, o que é único, a cultura, os costumes, as raízes e as matérias-primas do nosso Estado. Precisamos divulgar isso para além das fronteiras, mostrando o potencial dos nossos artesãos, para criarmos uma identidade cultural ao que é produzido aqui e percorre o país e o mundo pelas mãos de turistas, artistas e colecionadores”, explicou a primeira-dama de Alagoas, Renata Calheiros.

A abertura oficial da semana será no dia 17 de março, com uma palestra sobre as intervenções nas tipologias artesanais alagoanas, voltada exclusivamente aos artesãos e ministrada pelo designer alagoano Rodrigo Ambrósio. Após a palestra, haverá sorteio de brindes e apresentações folclóricas.

Com o intuito de oferecer aos visitantes a oportunidade de vivenciar experiências com o artesanato local, nos dias 18, 21 e 22 de março serão realizadas três oficinas criativas de filé, cerâmica e renda de bilro, com a demonstração do ofício feita por artesãos.

Durante toda a semana, a população poderá visitar exposição das peças com as principais tipologias do artesanato alagoano, no hall principal do Memorial, das 9h às 20h. A exposição contará com a concepção do designer Rodrigo Ambrósio e a entrada é gratuita.

O caminhão loja da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) estará durante todos os dias comercializando diferentes tipologias do artesanato. “Será feito um rodízio entre as artesãs individuais, de associações, cooperativas e grupos”, explicou a diretora de Artesanato e Design da Sedetur, Daniela Vasconcelos.

Os visitantes terão, ainda, a estrutura de uma praça com os food trucks Carro Chef, no estacionamento da Praça Marcílio Dias.

Esta é uma ação promovida pelo Governo de Alagoas, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Comunicação e Cultura, e conta com o apoio da Prefeitura de Maceió, Sebrae e Braskem.