Geral

Seduc cria projeto de Orientador de Turma para escolas de ensino integral

16/03/2016
Seduc cria projeto de Orientador de Turma para escolas de ensino integral
Intuito do projeto Orientador de Turma é fortalecer o ensino médio com políticas educacionais (Foto: Valdir Rocha)

Intuito do projeto Orientador de Turma é fortalecer o ensino médio com políticas educacionais (Foto: Valdir Rocha)

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) cria o Projeto Orientador de Turma nas unidades de Ensino Integral para acompanhar a aprendizagem dos alunos por competências. Por uma nova Alagoas, o intuito é que os docentes conheçam melhor as problemáticas que fazem parte do cotidiano de cada estudante e implicam diretamente no seu desempenho escolar. O projeto foi publicado, por meio de portaria, no Diário Oficial desta quarta-feira (16).

O docente que aderir ao programa terá cinco horas semanais adicionais na jornada para exercer a função de orientador. Para a secretária-executiva da Seduc, Laura Souza, o objetivo é fortalecer o ensino médio com políticas educacionais.

“O professor será remunerado por esse tempo que se dedicará a orientar os alunos a solucionar possíveis deficiências de aprendizado, enfim, estar mais próximo para alcançarmos o nosso objetivo maior que é mudar os índices negativos que assolam nosso Estado”, esclarece.

Poderão aderir ao projeto os docentes efetivos ou monitores que estejam lotados nas escolas de ensino integral. Será autorizada a lotação de Docente Orientador de Turma para todas as turmas.

Os candidatos devem ter empatia com os alunos, ser bom articulador e comunicador, para mediar conflitos e intervir em determinadas situações. Os que realizarem a adesão deverão obrigatoriamente participar das formações específicas acerca do projeto, conforme cronograma estabelecido pela Seduc.

A portaria publicada no Diário Oficial está disponível no site da Educação www.educacao.al.gov.br.