Geral

Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos fala sobre a Semana da Água

16/03/2016
Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos fala sobre a Semana da Água
Semarh tem projetos em conjunto com Seinfra para construção de barragens no Rio Mundaú para evitar as enchentes e também armazenar água (Fotos: Ascom/Semarh)

Semarh tem projetos em conjunto com Seinfra para construção de barragens no Rio Mundaú para evitar as enchentes e também armazenar água (Fotos: Ascom/Semarh)

A Semana da Água e os investimentos em recursos hídricos foram destaques durante as entrevistas do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, no Bom Dia Alagoas, da TV Gazeta e Rádio Gazeta AM, na manhã desta quarta-feira (16).

Durante entrevista à TV Gazeta, o secretário fez referências às bacias hidrográficas, que possuem uma legislação federal, mas que seu incentivo tornou-se um fator muito importante da política hídrica no Estado, como o fortalecimento dos comitês de bacias hidrográficas, compostos pelo poder público, usuários e sociedade civil, atuando para evitar os conflitos nas bacias.

“Não adianta criarmos o comitê de bacia para protegê-la sem trabalhar a educação ambiental. O usuário da bacia tem que entender a importância da preservação daquele recurso hídrico”, ressaltou secretário.

 

A questão das barragens também foi discutida na entrevista. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, existe um programa nacional para garantir mais segurança a esses grandes reservatórios de água.

A Semarh tem projetos em conjunto com a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) para construção de barragens no Rio Mundaú para evitar as enchentes e também armazenar água.

Fiscalização – Desde 2015, o Estado trabalha em prol da regularização das concessões de outorgas. Com isso, um Termo de Ajuste de Conduta junto a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e com as empresas de perfurações de poços.

A Semana – O secretário Alexandre Ayres informou ainda que a Semana da Água conta com diversas ações de educação ambiental em parceria com o Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Casal.

“É preciso, além de discutir sobre o meio ambiente, orientar e preparar a comunidade. A programação será em todo estado. No dia 22 que é comemorado o Dia Mundial da Água será entregue uma comenda Guardião das Águas para personalidades aqui do Estado e de todo o país que trabalham fortemente na preservação do meio ambiente”, declarou o secretário Alexandre Ayres.