Geral

Saúde mobiliza municípios alagoanos para ações voltadas ao Dia Mundial da Água

16/03/2016
Saúde mobiliza municípios alagoanos para ações voltadas ao Dia Mundial da Água
Secretaria de Estado da Saúde mobiliza municípios e população para ações que abordem os problemas relacionados aos recursos hídricos (Foto: Paulo Rios)

Secretaria de Estado da Saúde mobiliza municípios e população para ações que abordem os problemas relacionados aos recursos hídricos (Foto: Paulo Rios)

“Água e Empregos: investir em água é investir em empregos” é o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para os debates em torno do Dia Mundial da Água, celebrado na próxima terça-feira (22). Em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) mobiliza os municípios para ações que abordem os problemas relacionados aos recursos hídricos.

“Esse é um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver os problemas relacionados à quantidade, qualidade e desperdícios de água”, observou a gerente estadual de Vigilância em Saúde, Elisabeth Rocha. Para isso, a ideia é disseminar informações sobre o tema definido pela ONU por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Vigilância em Saúde Ambiental e Sanitária.

 Uma das iniciativas é a mobilização nas escolas. Isso porque, por meio da ação conjunta da Educação e da Saúde, é possível alertar sobre os cuidados necessários para manutenção da qualidade da água junto com os estudantes.

 Outra medida é a parceria com os órgãos responsáveis pelo abastecimento de água no território, com a finalidade de implementar medidas que poupem o recurso e promovam a sua sustentabilidade além de manter a qualidade da água e a saúde da população.

 Elisabeth esclareceu que o fornecimento de água em quantidade e qualidade adequadas para consumo humano é essencial para manutenção da saúde e qualidade de vida das populações. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados, a exemplo do armazenamento adequado da água para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.

 Primeiramente, informou Elisabeth Rocha, que é preciso conhecer a origem da água. Além de manter os reservatórios tampados e limpá-los, o uso de hipoclorito para tratamento da água nos domicílios evita doenças de veiculação hídrica, como as diarreias.