Geral

Rússia começa a investigar causas do acidente de avião que matou 62 pessoas

21/03/2016
Rússia começa a investigar causas do acidente de avião que matou 62 pessoas
Oficiais russos observam os destroços do avião da Flydubai que caiu em Rostov do Don, no dia 20 de março de 2016 (Foto: AFP)

Oficiais russos observam os destroços do avião da Flydubai que caiu em Rostov do Don, no dia 20 de março de 2016 (Foto: AFP)

Os investigadores começaram no domingo (20) a inspecionar o local do acidente de um Boeing da companhia Flydubai que caiu na madrugada de sábado no aeroporto de Rostov do Ron, no sul da Rússia, e no qual morreram 62 pessoas.

O Boeing 737-800 da companhia Flydubai, procedente de Dubai, caiu às 03H42 locais do sábado quando tentava, pela segunda vez, aterrizar no aeroporto de Rostov do Don após uma fracassada primeira tentativa devido às más condições de visibilidade e meteorológicas.

A aeronave transformou-se em uma grande bola de fogo e seu restos se dispersaram até um quilômetro e meio do local do acidente.

As 62 pessoas que estavam a bordo morreram. Entre os passageiros estavam 44 russos, 8 ucranianos, dois indianos e um uzbeque, segundo a Flydubai.

Entre os sete membros da tripulação, havia dois espanhóis (um deles o copiloto), um colombiano, um cipriota (o piloto), um russo, um cidadão de Seychelles e um cidadão do Quirguistão.

A companhia informou que o piloto e o copiloto tinham cada um 6.000 horas de voo.

O ministro russo de Transportes, Maxim Sokolov, anunciou neste domingo que os serviços de emergência haviam terminado seus trabalhos às 03H00 (Brasília).

Uma investigação criminal foi aberta para determinar as causas do acidente.

Os investigadores começaram, neste domingo, a buscar indícios, explicou o ministro, e afirmou que representantes da companhia aérea e das autoridades dos Emirados Árabes haviam chegado para ajudar na investigação.

A Boeing também informou em um comunicado que “estava disposta a facilitar a assistência técnica necessária” na investigação.

Segundo fontes citadas pelas agências russas, as duas caixas-pretas da aeronave já foram recuperadas e transportadas a Moscou para serem analisadas.

As autoridades também anunciaram que iniciavam a difícil tarefa de identificar os restos das vítimas graças às amostras de DNA de seus familiares.

Os habitantes de Rostov do Don, uma cidade de 1 milhão de habitantes localizada a cerca de 1.000 km ao sul de Moscou, continuavam neste domingo depositando flores no aeroporto, ainda fechado.

Alerta de ventos fortes

O avião estava sobrevoando o aeroporto de Rostov do Don durante duas horas devido ao mau tempo antes de tentar aterrizar pela segunda vez. Segundo o Ministério de Situações de Emergência, a aeronave “tocou a pista de aterrissagem com uma asa e começou a se desintegrar”.

Uma mulher deposita flores em homenagem às vítimas do acidente com o avião da Flydubai, em Rostov do Don, no dia 20 de março de 2016Uma mulher deposita flores em homenagem às vítimas do acidente com o avião da Flydubai, em Rostov do Don, no dia 20 de março de 2016

Os bombeiros demoraram mais de uma hora para controlar o incêndio. Mais de 700 socorristas e uma centena de veículos compareceram ao local do acidente, segundo o ministério.

O diretor-geral da companhia aérea, Ghaith Al Ghaith, declarou no domingo, em uma coletiva de imprensa, que o aeroporto “era suficientemente bom para funcionar (…) e para aterrizar, segundo as autoridades”.

Na madrugada chovia intensamente em Rostov do Don e as autoridades haviam emitido um alerta de vento forte.

A Flydubai, que pertence ao governo de Dubai (Emirados Árabes Unidos), foi criada em março de 2008. Desde então, esta companhia de baixo custo registrou uma forte expansão, à sombra de sua irmã mais velha Emirates, a primeira companhia do mundo em número de passageiros internacionais.

A companhia aérea, que não havia registrado nenhum acidente importante desde sua criação, tem uma frota de 50 Boeing 737 que viajam para 90 destinos situados a menos de seis horas de voo de Dubai.