Geral

Primeiro voo regular internacional de AL é lançado para mercado local

18/03/2016
Primeiro voo regular internacional de AL é lançado para mercado local
Voo será operado pela GOL Linhas Aéreas Inteligentes; lançamento ocorreu na quinta-feira com a presença do trade turístico e do Governo do Estado (Foto: Divulgação e André Palmeira)

Voo será operado pela GOL Linhas Aéreas Inteligentes; lançamento ocorreu na quinta-feira com a presença do trade turístico e do Governo do Estado (Foto: Divulgação e André Palmeira)

Alagoas já tem o seu primeiro voo regular internacional. Isso porque foi lançado o destino Maceió/ Buenos Aires para o mercado local. Lideranças do trade turístico, operadores de viagem e líderes do Governo participaram da solenidade realizada no Hotel Ritz Lagoa da Anta, ocorrida na noite de quinta-feira (17).

O primeiro voo internacional regular de Alagoas, que terá frequência semanal e será operado pela GOL Linhas Aéreas Inteligentes, foi prospectado para o Estado através da redução do ICMS cobrado sobre o querosene da aviação. O preço do combustível interfere diretamente na distribuição dos voos pelo país, já que o combustível representa 35% do total dos custos de um voo.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Helder Lima, o novo voo é apenas o início do trabalho realizado pela Sedetur para tornar a malha aérea do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares mais robusta.

“Conectar Alagoas aos nossos principais mercadores emissores é uma premissa básica para tornar nosso Estado mais competitivo na indústria do turismo. A Argentina em especial é um mercado estratégico para Alagoas, já que 64% dos turistas estrangeiros que chegam aqui são argentinos”, explicou o secretário.

Estatísticas

Os dados levantados pela Sedetur revelam ainda que o Estado teve um salto de 200% na quantidade de turistas argentinos de janeiro de 2015 para janeiro de 2016. Em números totais, o Estado recebeu 1.336 turistas argentinos no primeiro mês do ano de 2015, e 4.291 em 2016.

De acordo com o gerente do segmento de lazer da empresa GOL, Roberto Wagner, a parceria com o governo foi fundamental para instalação da nova rota. “A redução do ICMS sobre o querosene de aviação foi fundamental para que a gente conseguisse incluir esta nova rota, e essa será apenas a primeira e muitas que virão”, afirmou.

O voo inaugural acontecerá em 26 de março, com frequência aos sábados e duração de viagem de 5h50. O trecho será operado por uma aeronave Boeing 737-800, com capacidade para 177 passageiros, com Classe Comfort e Econômica, e fará uma escala em Salvador. Nesta parada, os clientes não precisarão trocar de aeronave, o tempo de solo será inferior a 30 minutos, possibilitando mais conveniência na ligação entre os países.