Geral

Presidente da Fiea defende flexibilização das negociações trabalhistas

31/03/2016
Presidente da Fiea defende flexibilização das negociações trabalhistas
(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), industrial José Carlos Lyra de Andrade, voltou a defender a flexibilização das negociações trabalhistas durante reunião da diretoria da entidade empresarial com a presença do desembargador João Leite Arruda, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). O encontrou aconteceu nesta quinta-feira, 31, na Casa da Indústria.

“O setor empresarial apoia a livre negociação, ou seja, que prevaleça o que foi acertado entre empregador e empregado, ao invés do que foi legislado. Para isso, não seria necessário alterar a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), bastaria acrescentar os acordos como cláusulas das convenções coletivas e o Judiciário aceitá-los”, destacou o empresário.
Em sua palestra, o desembargador reconheceu que o alto índice de conflituosidade tem sido prejudicial ao Poder Judiciário brasileiro que, este ano, deve chegar à marca dos 100 milhões de processos acumulados em todas as esferas.
“A saída é construir um novo contrato social, trazer o Ministério Público do Trabalho, a Justiça do Trabalho, os trabalhadores e os empresários para conversar. Há colegas no Judiciário que já percebem a necessidade urgente de reduzir a conflituosidade”, afirmou o desembargador João Leite Arruda.
Na Fiea ele falou sobre o tema “A legislação trabalhista na importância da prevenção ao acidente no trabalho”, e ressaltou que a questão é um problema dos trabalhadores, da sociedade, dos empresários e do governo. “O afastamento no trabalho gera um custo que é pago por todos”, explicou.
Segundo ele, somente para o setor empresarial, os gastos com afastamento de trabalhadores chegam a R$ 12,5 bilhões anuais. Entram no cálculo despesas com prêmios de seguro, salários pagos a colaboradores afastados, ações da Justiça do Trabalho, entre outros fatores.
Homenagem – Os estudantes das escolas Sesi/Senai de Marechal Deodoro e Atalaia, integrantes da Equipe Tecmade, que se classificaram para um torneio internacional de robótica que será disputado em maio na Espanha, foram recebidos pela diretoria da Fiea durante a reunião desta quinta-feira. “De todo o país, somente três equipes foram selecionadas para o torneio internacional. Duas de São Paulo e uma alagoana, o que é motivo de orgulho para o Sistema Fiea”, disse José Carlos Lyra.