Geral

Nos clássicos, Ricardo Oliveira marca mais gols que time inteiro

08/03/2016
Nos clássicos, Ricardo Oliveira marca mais gols que time inteiro
(Foto: Gazeta Press) Ricardo Oliveira Santos Comemora Gol Corinthians Campeonato Paulista Futebol 07/03/2016

(Foto: Gazeta Press) Ricardo Oliveira Santos Comemora Gol Corinthians Campeonato Paulista Futebol 07/03/2016

Com os dois gols marcados sobre o Corinthians, no último domingo, na Vila Belmiro, Ricardo Oliveira confirmou seu status de “carrasco” em clássicos. Na vitória por 2 a 0, pelo Campeonato Paulista, o camisa 9 chegou a seu 16º tento contra rivais desde que retornou à Baixada, no início de 2015. O número é maior, por exemplo, que o time inteiro do São Paulo.

No mesmo período, a equipe do Morumbi atuou em 15 dérbis, contando Estadual, Libertadores e Campeonato Brasileiro e marcou apenas 11 gols – quatro contra o Corinthians, um contra o Palmeiras e sete diante do Santos.

A média de gols do São Paulo em clássicos desde o começo do ano passado é de 0,73 por partida, enquanto a do artilheiro do Brasil em 2015 é de impressionantes 0,8.

Por acaso, o São Paulo é a maior vítima de Oliveira. Em seis dérbis, foram sete gols em seis partidas, média de mais de um por jogo.

O Corinthians vem logo depois, sofrendo cinco em seis jogos, seguido pelo Palmeiras, com quatro tentos em oito duelos.

Para se ter uma ideia do aproveitamento de Ricardo Oliveira pelo Santos, basta comparar seus números com Fred, artilheiro do Fluminense e também grande “carrasco” em jogos contra rivais.

O ex-camisa 9 da seleção brasileira foi às redes 28 vezes em 53 partidas desde que foi contratado pelo clube, em 2009 – média de 0,52 por jogo. Se for contabilizado apenas desde o começo de 2015, foram cinco em oito partidas, sendo três contra o Botafogo, dois contra o Flamengo e nenhum diante do Vasco.

Se a média de Fred no período é pouco mais de 0,6 por duelo, a de Ricardo Oliveira é de 0,8 por jogo.

Mais uma vez com o centroavante de titular, o Santos tem a semana toda para descanso e treinamentos. No próximo sábado, a equipe da Vila Belmiro viajará a São Paulo para receber o Água Santa, no Pacaembu, às 18h30 (de Brasília).