Geral

Na foto: Exposição ‘A Praia é Nossa’ já está aberta ao público

18/03/2016
Na foto: Exposição ‘A Praia é Nossa’ já está aberta ao público
Trabalhos reconhecem o valor do meio ambiente em nosso dia a dia (Foto: Thiago Sampaio)

Trabalhos reconhecem o valor do meio ambiente em nosso dia a dia (Foto: Thiago Sampaio)

O Instituto do Meio Ambiente(IMA) abriu, nesta sexta-feira (18), a exposição com as 31 fotografias finalistas do I Concurso de Fotografia Ambiental, todas clicadas em praias de Alagoas por fotógrafos amadores e profissionais. Com o tema ‘A Praia é Nossa’, a mostra é aberta ao público do dia 18 de março a 7 de abril, no Complexo do Teatro Deodoro.

Na solenidade de abertura, que aconteceu na última quinta-feira (17), estiveram presentes Gustavo Lopes, diretor-presidente do IMA; Ênio Lins, secretário de Estado da Comunicação; além de Milton Pradines, gerente de Marketing e Relações Institucionais da Braskem-Alagoas. Na ocasião, Ênio Lins parabenizou a organização do evento e elogiou a iniciativa do IMA, destacando a importância de trabalhos que reconhecem o valor do meio ambiente e promovem uma reflexão acerca do tema.

Além dos participantes finalistas e convidados, estiveram presentes dois membros da comissão julgadora. Entre eles, Maria Gardênia, arquiteta e representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e Ailton Cruz, presidente da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Alagoas. Também fizeram parte da comissão Juarez Cavalcanti, fotógrafo profissional, Fernanda Rechenberg, professora e diretora do Museu Théo Brandão, e o secretário Ênio Lins.

“O concurso foi realizado com o apoio fundamental da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas [Diteal], que cedeu espaço para a exposição, e da Braskem, que colaborou com a concretização das ideias”, lembrou Gustavo Lopes, diretor do IMA. Durante o evento, além dos prêmios para os primeiros colocados nas duas categorias, que foi de R$ 1.000 a 4.000, houve a entrega de menções honrosas, certificados e catálogos ilustrados com os 31 trabalhos selecionados.

As fotografias expostas no Complexo Cultural Teatro Deodoro, Centro de Maceió, retratam a forma como os participantes percebem diferentes locais das praias alagoanas. Os trabalhos foram avaliados conforme os critérios de criatividade, originalidade, composição fotográfica, qualidade artística, relevância e qualidade em relação ao valor socioambiental expresso no trabalho.

Os fotógrafos profissionais e amadores selecionados foram finalistas entre 99 participantes que inscreveram mais de 250 diferentes fotografias. A exposição segue até o dia 07 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Nas quartas, a mostra pode ser visitada das 8h às 20h.

Serviço

Exposição: ‘A Praia é Nossa’

Data: 18 de março a 07 de abril

Horário: Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Quartas-feiras das 8h às 20h.

Local: Complexo Cultural Teatro Deodoro – R. Barão de Maceió, 375 – Centro Maceió

Entrada franca