Geral

Memorial à República recebe a Semana do Artesão até 22 de março

18/03/2016
Memorial à República recebe a Semana do Artesão até 22 de março
Durante toda a semana, população poderá visitar a exposição das peças com as principais tipologias do artesanato alagoano (Foto: Daniel Borges)

Durante toda a semana, população poderá visitar a exposição das peças com as principais tipologias do artesanato alagoano (Foto: Daniel Borges)

O Memorial à República, equipamento cultural de Alagoas, será palco, desta quinta-feira (17) até o dia 22 de março, das atividades alusivas à Semana do Artesão, em comemoração ao Dia do Artesão, celebrado em 19 de março.

 

O evento é uma ação do Governo de Alagoas, através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e Turismo, da Comunicação e da Cultura, com o apoio da Prefeitura de Maceió, Sebrae e Braskem.

A solenidade de abertura foi marcada pela palestra sobre as intervenções nas tipologias artesanais alagoanas, ministrada pelo designer alagoano Rodrigo Ambrósio, e contou com a presença dos mestres artesões Dona Irinéia, João de Alagoas, Arlindo Monteiro, Vânia Oliveira, Sil, Pedrocas, Timaia, André da Marinheira, Aberaldo, Antônio Dedé, Zezinho e Chico Cigano, alguns dos patrimônios vivos de Alagoas.

 

Em seu primeiro evento como titular da pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o secretário Helder Lima destacou a importância do artesão para a cultura alagoana e o privilégio de começar seu trabalho com a ação. “Sou apaixonado pela cultura alagoana. Nossa arte é a melhor do país. Trabalhamos para que ela seja reconhecida não só em Alagoas e no Brasil, mas pelo mundo inteiro”, disse.

Para a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, a Semana do Artesão é uma ferramenta para a indução positiva da economia alagoana, através da produção artístico-cultural. “O artesanato é uma forma de expressão da cultura de um povo. A arte feita à mão produzida em Alagoas é atrativa e singular. Nossos produtos artesanais representam também as nossas riquezas naturais e costumes da nossa gente”.

“Os artesãos alagoanos também são responsáveis pela transmissão de conhecimento e valorização da tradição cultural às futuras gerações. Meu carinho e admiração aos mestres artesãos, que cativam e impressionam a todos, de turistas a moradores, pela criatividade, qualidade e autenticidade das suas peças”, disse a titular da pasta da Cultura.

 

Representando os artesões alagoanos, a Mestra Vânia, do Patrimônio Vivo de Alagoas, falou do amor pela sua arte e elogiou a ação do Governo de Alagoas em reconhecer o trabalho dos artesões. “É muito importante mostrar a cultura de Alagoas. É, principalmente, através do artesanato, que a gente consegue conhecer como é grande e rica a nossa cultura”, disse a artesã.

Durante toda a semana, das 9h às 20h, a população poderá visitar a exposição das peças com as principais tipologias do artesanato alagoano, no hall principal do Memorial, e a loja itinerante Alagoas à Mão, que comercializa os produtos dos artesões.

Os visitantes terão, ainda, a estrutura de uma praça com os food trucks Carro Chef, no estacionamento do Memorial.Também haverá apresentações folclóricas, mostrando nossos folguedos, e sorteio de brindes culturais, como teatro e cinema.