Geral

Membros de assentamentos recebem projetos do IMA em Flexeiras

03/03/2016
Membros de assentamentos recebem projetos do IMA em Flexeiras
(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

Na próxima quarta-feira (9), dois assentamentos do município de Flexeiras receberão as equipes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) para uma reunião sobre a fauna e flora da região, que está inserida na Área de Proteção Ambiental (APP) de Murici. Crianças da comunidade serão contempladas com atividades de educação ambiental.

A visita aos assentamentos faz parte da segunda etapa, com foco em movimentos sociais e comunidades indígenas, do projeto Você Sabia que “Mora na APA de Murici?”, realizado pela gerência de Fauna, Flora e Unidades de Conservação (Gefuc) do órgão ambiental,.

Em reunião com membros do Conselho Gestor da APA de Murici, realizada em janeiro deste ano, representantes do IMA fecharam parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) para unirem os projetos “Você sabia que mora na APA de Murici?” e “Recuperação de Nascentes”.

A princípio, os municípios contemplados serão Flexeiras, Colônia Leopoldina e Joaquim Gomes. Segundo Ludgero Barros, gerente da Gefuc, duas nascentes serão recuperadas somente em Flexeiras.

A equipe esteve na última quarta-feira (2) no município para fazer o primeiro contato com os assentamentos. “Dia nova retornaremos para esclarecer quais são os cuidados necessários, principalmente para quem está dentro de uma APA”, explicou Ludgero.

Educação Ambiental

Além da reunião com os assentamentos, o IMA levará educação para a comunidade local. Jogos ambientais, cinema, palestra e oficina fazem parte da programação que deverá contemplar crianças de 2 a 15 anos. “Nosso intuito é orientar adultos e crianças sobre a importância da fauna e flora da região”, contou Juliana Costa, técnica da equipe de Educação Ambiental do IMA.