Geral

Médico da seleção explica ‘caso Marcelo’

30/03/2016
Médico da seleção explica ‘caso Marcelo’
(Foto: Getty) O Real Madrid de Marcelo perdeu do Bilbao e aumentou a crise

(Foto: Getty) O Real Madrid de Marcelo perdeu do Bilbao e aumentou a crise

A ausência do lateral esquerdo Marcelo, do Real Madrid, nos jogos da seleção brasileira pelas eliminatórias sul-americanas à Copa do Mundo contra Uruguai e Paraguai tornou-se um grande mal-estar. De um lado, o técnico Dunga dizendo que o clube espanhol informou ao médico Rodrigo Lasmar que o jogador estava lesionado e não poderia atuar; do outro, o time do defensor garantiu que nunca houve qualquer contato da CBF.

Após o empate por 2 a 2 com o Paraguai, na última terça-feira, em Assunção, o profissional do Atlético-MG deu sua versão da história. E logo deixou claro que a história contada pelo treinador de que ele mostraria as mensagens trocadas com Marcelo sobre a lesão foi um mal-entendido.

“Na verdade, o Dunga se confundiu um pouco. Eu conversei com o Marcelo diretamente, exatamente porque antes da convocação esse contato é muito mais detalhado do que apenas mensagem por WhatsApp. As mensagens que eu tenho com Marcelo são posteriores à convocação, na qual ele me falou como estava a evolução e de toda essa polêmica”, começou Rodrigo Lasmar.

“O que aconteceu na verdade é que na véspera da convocação, na quarta-feira, eu liguei para o jogador, perguntei a condição em que ele se encontrava, e naquele momento havia dois jogos em que ele não estava nem sendo relacionado por problema médico. Não foi (só) uma lesão no ombro – ele teve essa lesão e na recuperação teve outra, na panturrilha. No dia da conversa ele disse que estava se recuperando e que existia a possibilidade de jogar no fim de semana; ele tinha um jogo com a Roma e que, se tudo corresse bem, deveria jogar”.

“No momento da convocação, o fato era: ele estava há dois jogos sem jogar, afastado do grupo por um problema de lesão. O critério de convocação é do treinador, nossa função como médico é passar para o treinador a condição que o atleta se encontra naquele momento, que era a véspera da convocação. A partir de então, o Dunga definiu e teve os critérios que ele julgou importantes”, disse o médico.

Rodrigo Lasmar explicou não ter falado com alguém do Real Madrid, pois já estava em contato com Marcelo. Caso fosse necessário, ele teria pedido os exames feitos pelo jogador para atestar o problema clínico.

“O que foi importante ou não da convocação do jogador é o histórico: naquele momento, ele não tinha certeza absoluta de como seria essa evolução. Era uma possibilidade, se tudo corresse bem, que ele voltasse a jogar na semana seguinte”, completou. “No momento da convocação, o treinador tem que ter uma segurança muito grande de como está o atleta”.