Geral

Inmeq-AL participa de encontro para debater estratégias contra crise

03/03/2016
Inmeq-AL participa de encontro para debater estratégias contra crise
Encontro realizado no Recife com o Inmetro para discutir o atual cenário econômico dos institutos (Foto: Ascom Ipem-PE)

Encontro realizado no Recife com o Inmetro para discutir o atual cenário econômico dos institutos (Foto: Ascom Ipem-PE)

Discutir o atual cenário econômico dos institutos que está impactando diretamente as atividades desempenhadas pelos órgãos e a escassez de recursos que têm prejudicado o trabalho de fiscalização, o que tem gerado mais insegurança para os consumidores. Esse foi o principal assunto entre os presidentes dos órgãos delegados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) da região Norte e Nordeste que se reuniram na quarta-feira (2), na cidade de Recife.

De acordo com os gestores, a ideia do encontro é fortalecer a união entre os estados do Norte e Nordeste e buscar mais diálogo com o governo, além de apresentar o importante trabalho desenvolvido pelos órgãos delegados no equilíbrio e segurança nas relações de consumo.

“Nós estamos empenhados em manter o funcionamento dos institutos, por esse motivo estamos unidos em busca da superação da crise financeira, tentando sensibilizar a União, procurando uma maneira de regularizar os sucessivos contingenciamentos que estão acontecendo”, enfatizou o diretor-presidente do instituto alagoano, Luiz Pedro Brandão, que reafirmou o compromisso das instituições em manter as atividades mesmo diante do cenário recessivo.

O presidente do Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem/PE), Pedro Paulo, falou sobre a necessidade de recursos financeiros para que o consumidor não seja prejudicado e sofra pela falta de fiscalização no comércio e indústria.

A primeira ação estabelecida pelos dirigentes é uma reunião com a presidência do Inmetro, agendada para acontecer na sede do órgão em Xérem-RJ, no dia 8 deste mês. De acordo com eles, neste encontro serão apresentadas as condições nas quais se encontram os institutos e propostas para trabalhar a crise financeira.

Soluções

Em Alagoas, a gestão do Inmeq implementou uma série de medidas para conter os gastos sem mexer no quadro funcional da autarquia. “Reduzimos diárias, despesas internas e tivemos o consenso dos nossos servidores em aceitar realizar pequenas viagens, sem diárias, nas regiões próximas a Maceió, tudo isso ajudou muito para a continuidade dos serviços,” salientou Luiz Pedro.

Encontro realizado no Recife com o Inmetro para discutir o atual cenário econômico dos institutos