Geral

Hemoal realiza cadastro para doação de medula óssea no Farol

11/03/2016
Hemoal realiza cadastro para doação de medula óssea no Farol
(Foto: Carla Cleto)

(Foto: Carla Cleto)

Aumentar o número de alagoanos cadastrados no Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome), que atualmente são 22.038. Com este propósito o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza uma campanha nesta sexta-feira (11), das 8h às 16h, na Escola de Enfermagem Santa Juliana, localizada próximo à Praça do Centenário, no bairro Farol, em Maceió.

Os interessados em se cadastrar no Redome devem ter mais de 18 anos, boas condições de saúde e portar o CPF, carteira de identidade, além de informar o endereço residencial. Após preencher um formulário, o voluntário doa cerca de 5 ml de sangue, cuja amostra será submetida a um exame laboratorial para obter um código genético.

através deste mapeamento, haverá um cruzamento com os dados do Cadastro de Receptores de Medula Óssea (Rereme), para averiguar se o voluntário é compatível com algum dos pacientes que necessitam de doação. Caso haja compatibilidade, o voluntário será convocado para realizar a doação e, posteriormente, haverá o transplante para o receptor.

Como ocorre a doação – No momento da doação, cujos custos são pagos pelo Ministério da Saúde (MS), o voluntário é submetido a uma punção na medula óssea, que não deve ser confundida com a coluna vertebral. Com isso, segundo a assistente do Hemoal, régia Peixoto, será retirada uma quantidade de um líquido esponjoso, que posteriormente será utilizado para ser transplantado em um paciente portador de uma doença hematológica, a exemplo da leucemia.

“Apenas um em cada 100 mil doadores é compatível com um paciente que necessita do transplante de medula óssea, por isso necessitamos aumentar o número de alagoanos cadastrados como doadores de medula óssea. Para isso, o Hemoal realiza cadastros itinerantes e o Hemoal Trapiche funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, além de abrir aos sábados, das 8h às 12h”, informou Régia Peixoto.

Arapiraca –  A assistente social do Hemoal salienta que o cadastro como doador de medula óssea pode ser realizado também no interior do Estado. Para isso, o voluntário deve se dirigir até o Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), que funciona na Rua Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.