Geral

Há 20 anos, Batalhão de Trânsito reforça trabalho ostensivo

18/03/2016
Há 20 anos, Batalhão de Trânsito reforça trabalho ostensivo
Em 2015 foram mais de 33.000 autos de infração de trânsito confeccionados (Fotos: Anderson Góes)

Em 2015 foram mais de 33.000 autos de infração de trânsito confeccionados (Fotos: Anderson Góes)

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) comemora, neste mês de março, 20 anos de atuação fiscalizando, orientando, controlando o tráfego, proporcionando fluidez e assegurando o cumprimento da lei na área de trânsito em Maceió.

Em 2016, o comando da unidade avalia os avanços obtidos desde a fundação, ressaltando o aumento da atividade ostensiva e das operações de trânsito, cujos resultados estão refletidos nos dados estatísticos registrados nos últimos anos.

De acordo com o subcomandante do BPTran, major Felipe Lins, em 2015 foram mais de 33.000 autos de infração de trânsito confeccionados, decorrentes de diversas irregularidades dos condutores.

Os dados apresentam 27 mil infrações a mais em relação ao mesmo período do ano anterior. Em 2014, apenas 6.240 autos de infração foram registrados. A diferença também é percebida no número de veículos removidos, sendo 913 em 2014 e 2.763 em 2015, bem como no de carteiras de habilitação recolhidas, que saltou de 319 para 770 nos referidos anos.

As estatísticas deste ano apontam que nos primeiros dois meses de 2016 já foram contabilizados mais de 2.300 autos de infração. Além disso, 262 CNHs e 577 veículos foram recolhidos. Estes números não incluem os dados referentes à Operação Lei Seca, coordenados pelo Departamento Estadual de Trânsito – Detran.

“Os números aumentaram após a intensificação dos trabalhos. Antes o batalhão realizava cerca de oito operações de fiscalização por mês e hoje realizamos mais de 40. Nosso objetivo não é somente autuar, mas também orientar, prevenir e para isso realizamos diversas campanhas educativas nas ruas, nas escolas e em outros locais. O BPTran tem como principal objetivo salvar vidas, na medida em que fiscaliza o trânsito prevenindo os acidentes”, ressalta o major Felipe.

Neste mês de março, o BPTran desencadeia juntamente com equipes do 3º BPM operações diárias na cidade de Arapiraca e outros municípios circunvizinhos, com a finalidade de intensificar as ações ostensivas e fiscalizar o trânsito na região do Agreste alagoano.

O Batalhão de Trânsito conta atualmente com 180 policiais militares, destes, 65 à disposição do Detran, integrando a equipe da Operação Lei Seca ou em outros órgãos fiscalizadores.

Lei Seca 

Ainda segundo o major, as ações também foram intensificadas a partir da implantação da Operação Lei Seca, em 2012, em parceria com o Detran, que visa combater ativamente a embriaguez ao volante, uma vez que ainda é grande o número de condutores que dirigem sob efeito de álcool, apesar de estarem claros os malefícios da combinação entre álcool e direção.

“Estamos trabalhando forte para combater a embriaguez ao volante, pois isto significa preservar vidas. Mas além do trabalho de trânsito, o BPTran cumpre seu papel constitucional enquanto Polícia Militar, que é preservar a ordem, garantir a segurança da população e combater à criminalidade. Para isso, atuamos também em parceria com outras Unidades da PM, abordamos condutores, mas também pedestres e estamos presentes em situações da Segurança Pública em geral que vão além das questões de trânsito”, acrescenta o major Felipe.

Desde outubro de 2012, quando a operação foi implantada, mais de 860 condutores foram autuados por embriaguez ao volante e mais de 33 mil motoristas foram abordados pelas blitzes espalhadas em Maceió e alguns municípios do interior.