Geral

Grêmio culpa ‘discurso idiota’ por lesão de Bolaños’

08/03/2016
Grêmio culpa ‘discurso idiota’ por lesão de Bolaños’
(Foto: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA) Bolaños chegou ao Grêmio através de investidores tricolores

(Foto: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA) Bolaños chegou ao Grêmio através de investidores tricolores

Sem condições de mastigar, se comunicando por sinais e com duas fraturas no maxilar inferior. Esse foi o primeiro dia de Miller Bolaños, internado ao fim do Gre-Nal do último domingo após receber uma cotovelada do lateral do Inter, William. A situação revoltou a diretoria tricolor, que creditou’ a lesão, dentre outros motivos, ao “discurso idiota” que voltou a vigorar supostamente no futebol gaúcho.

“No Rio Grande do Sul, retrocedemos duas décadas nesse clássico”, desabafa o vice-presidente jurídico do clube, Nestor Hein, ao ESPN.com.br.

“Ficam nessa de sangue no olho, ‘tem que dar pau’, calção sujo, ‘bunda no chão’ e outras imbecilidades. É um discurso idiota que havia sido para deixado de lado alguns anos atrás e que voltou a ser expressado neste jogo. A nossa filosofia e da comissão técnico é a de jogar bola, não essa de dar coice e machucar ninguém. Sempre fomos um time disciplinado. Foi uma estupidez o que aconteceu”, prossegue.

No fim desta segunda-feira, a diretoria do Grêmio se reuniu para definir a estratégia nos tribunais.

Em um trabalho preliminar, conforme apurado pela reportagem, foram reunidas três filmagens anteriores em que a revelação colorada William teria agido da “mesma forma” e com “a mesma intenção”.

A previsão é de que o equatoriano Bolaños volte aos treinos somente a partir de 30 dias.

Principal contratação do Grêmio para a temporada, ele ficará de fora de compromissos importantes pela Libertadores.

A Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD/RS) irá denunciar o lateral William por agressão física. Em caso de condenação, a pena deve ficar entre quatro a 12 partidas de suspensão e ainda pode ser aumentada a partir do diagnóstico de Bolaños.

No lance que resultou na fratura, William acabou não sendo punido e foi deixado de fora na súmula feita pela arbitragem.

“Antes da partida, comentei que, aconteça o que acontecer, se terminássemos o jogo inteiros, seria um grande resultado para a gente. Mas não dá para esperar nada de uma federação que marca o Gre-Nal entre dois jogos da Libertadores. Na semana que vem, ela completa jubileu de prata (25 anos) na mão de conselheiros do rival”, conclui Nestor Hein.

Bolaños deve passar nos próximos dias por cirurgia para reconstituir a mandíbula fraturada.