Geral

Governo cria função especial de articulador de ensino e valoriza gestão educacional

04/03/2016
Governo cria função especial de articulador de ensino e valoriza gestão educacional
Gesto do Governo de Alagoas favorece gestão nas escolas e salas de aula [Foto: Valdir Rocha]

Gesto do Governo de Alagoas favorece gestão nas escolas e salas de aula [Foto: Valdir Rocha]

Atendendo às necessidades de avanço à gestão educacional da rede pública estadual, o governo estadual encaminhou à Assembleia Legislativa Projeto de Lei para criação, no âmbito da Secretaria de Estado da Educação, a função especial de articulador de ensino. O projeto de lei, publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (4), traz alterações na nomenclatura e reajuste de valores das antigas funções especiais dos gestores escolares, geral e adjunto. A medida havia sido anunciada pelo governador Renan Filho no dia 19 de janeiro, na posse dos diretores escolares.

Para o secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, o projeto é um reconhecimento justo e que valoriza os gestores, implicando em mais qualidade nos resultados esperados na Educação. “O gestor precisa ter condições de se dedicar exclusivamente à sua escola de forma que a gestão atenda às necessidades da comunidade”, avaliou Barbosa.

O representante da pasta destacou ainda a importância da nova função. “A criação da função gratificada para os articuladores pedagógicos leva para dentro da escola profissionais que possam coordenar a parte pedagógica junto com seus pares a fim de melhorar o desempenho do processo de ensino e de aprendizagem”, justificou Luciano Barbosa.

De acordo a secretária executiva da Educação, Laura Souza, os articuladores irão atender toda a rede estadual na promoção do estreitamento da relação entre unidades escolares e secretaria.

“Sentimos a necessidade de ter em cada escola um profissional capaz de articular os projetos executados pelos professores, com uma visão macro do projeto político- pedagógico da escola e das diretrizes da Secretaria de Estado da Educação. Nosso objetivo é a formação integral do aluno em todas as dimensões, intelectual, cultural, emocional, física e social. Acreditamos que articulador de ensino, trabalhando junto aos coordenadores pedagógicos, promoverá esse trabalho interdimensional”, explicou a secretária executiva.

As funções especiais criadas e reajustadas serão desempenhadas por servidores efetivos e pagas com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).