Geral

Gerência do Hospital Helvio Auto participa de audiência pública na Câmara Municipal de Maceió

03/03/2016
Gerência do Hospital Helvio Auto participa de audiência pública na Câmara Municipal de Maceió
Luciana Pacheco, gerente geral do Hospital Helvio Auto, dá detalhes dos atendimentos realizados pelo HEHA na Câmara Municipal de Maceió (Foto: Ana Paula Tenório)

Luciana Pacheco, gerente geral do Hospital Helvio Auto, dá detalhes dos atendimentos realizados pelo HEHA na Câmara Municipal de Maceió (Foto: Ana Paula Tenório)

A Gerência Geral do Hospital Escola Dr. Helvio (HEHA) Auto participou hoje pela manhã de uma audiência pública na Câmara Municipal de Maceió para discutir a atuação do hospital diante da tríplice epidemia (dengue, zika vírus e chikungunya), além da absorção de parte dos pacientes do PAM Salgadinho.

A audiência pública foi proposta pela vereadora Heloísa Helena e além da gerente geral do HEHA, Luciana Pacheco e da gerente técnica médica Rosileide Alves, ainda contou com o vereador Luiz Carlos da Adefal, membro da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, com o médico infectologista Celso Tavares, membros do Conselho Municipal de Saúde e usuários do SUS.

Devido ao aumento dos casos suspeitos de dengue, zika vírus e chikungunya, a gerente geral Luciana Pacheco solicitou na audiência que as unidades básicas de saúde encaminhassem ao Hospital Helvio Auto casos considerados graves, já que o HEHA é hospital de referência no tratamento de doenças infectocontagiosas. A procura por atendimento no HEHA por pacientes com casos considerados simples das três doenças, pode vir a dificultar ou tornar mais lento o atendimento dos que realmente precisam de uma assistência especializada por apresentarem sintomas graves.

“Nós fazemos lá no hospital certos procedimentos simples que podem ser realizados em unidades básicas de saúde, como os casos de picadas de escorpião. Se, por exemplo, a recém-inaugurada UPA do Trapiche absorvesse a demanda de casos simples de picadas de escorpião, só enviando os casos mais graves para nós, diminuiria a procura, o que tornaria o atendimento especializado mais rápido, minimizando o tempo de espera do paciente”, explicou a gerente geral do Helvio Auto, infectologista Luciana Pacheco.

Rosileide Alves,gerente técnica médica do HEHA, ainda enfatizou que o Helvio Auto, além de tratar doenças infectocontagiosas, também é referência no atendimento e tratamento de vítimas de violência sexual e que a criação de um Centro de Atendimento Especializado às vítimas seria um ganho extraordinário para a população.

Demanda do PAM Salgadinho

Além do atendimento e tratamento de doenças infectocontagiosas, o HEHA está sendo procurado também por pacientes com doenças sexualmente transmissíveis que eram atendidos em ambulatórios do PAM Salgadinho. O PAM era responsável pelo atendimento de mais de 2.000 pacientes com doenças sexualmente transmissíveis, inclusive sífilis e HIV/AIDS. Parte desta demanda já está procurando atendimento no Hospital Helvio Auto.

Um termo de cooperação técnica entre Uncisal, Hospital Helvio Auto e Secretaria Municipal de Saúde de Maceió deve ser assinado nos próximos dias para definir oficialmente qual a demanda que caberá ao Hospital Helvio Auto atender. Detalhes técnicos do termo ainda estão sendo definidos pelos órgãos envolvidos.