Geral

Fapeal e Secretaria da Mulher selam cooperação para fortalecer rede de assistência

31/03/2016
Fapeal e Secretaria da Mulher selam cooperação para fortalecer rede de assistência
Banco de dados será muito útil para mapear áreas e determinar políticas públicas (Foto: Divulgação)

Banco de dados será muito útil para mapear áreas e determinar políticas públicas (Foto: Divulgação)

Um termo de cooperação assinado na manhã desta quinta-feira (31), entre a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) possibilitará a reativação do projeto ‘Informatizar para Fortalecer a Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência em Alagoas’.

A secretária Rosinha Cavalcante ressaltou a importância da parceria para o andamento do projeto.

“A redução de pessoal na estrutura do Estado, e também da Semudh, interfere no desenvolvimento dos convênios. Esse termo de cooperação nos possibilita executar com competência e qualidade”, reforçou a secretária.

O projeto ‘Informatizar para Fortalecer a Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência’ pretende reunir informações sobre à violência contra a mulher no estado, criando assim um banco de dados que possibilitará a elaboração de políticas públicas cada vez mais eficazes, auxiliando na construção de uma nova Alagoas.

Conforme o projeto, o banco deverá ser a base estadual de informações sobre a violência contra a mulher, disponibilizando números de atendimentos realizados, encaminhamentos e acompanhamento das mulheres nas áreas de assistência social, jurídica, de saúde e de segurança. O suporte será oferecido a todas as unidades da rede de atendimento.

Cabe a Fapeal conceder as bolsas de desenvolvimento, a fixação e a capacitação de recursos humanos a pesquisadores e técnicos. Já a Semudh fica com a coordenação do projeto.

Os critérios para seleção dos bolsistas serão publicados por meio de chamada pública e seguirão também os procedimentos de análise de currículos e entrevista. O termo de cooperação tem validade de dois anos, podendo ser ainda prorrogado.