Geral

Exposição homenageia astrônomas no Observatório do Cepa

05/03/2016
Exposição homenageia astrônomas no Observatório do Cepa
Semana Valentina percorre Cepa de 7 a 11 de março (Fotos: José Demétrio)

Semana Valentina percorre Cepa de 7 a 11 de março (Fotos: José Demétrio)

Na semana em que o mundo comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março), o Observatório Astronômico Genival Leite Lima, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) promove a Semana Valentina, uma exposição que homenageia e conta a história das mulheres que prestaram contribuições à Astronomia, Astronáutica e Astrofísica mundiais.

Como exemplos dessa temática estão Aglaonike de Tessália, a primeira astrônoma da Grécia Antiga, a astrônoma e astrofísica inglesa Cecilia Payne-Gaposchkin, a astrônoma americana Vera Rubin e a cosmonauta russa Valentina Tereshkova, que dá nome à exposição e foi a primeira mulher a viajar para o espaço em 1963.

A mostra será itinerante e percorrerá vários espaços do Cepa. Na segunda (7), estará na Superintendência de Políticas Educacionais (Suped) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), na Escolinha de Artes, enquanto na terça-feira (8), segue para a Escola Estadual José Correia da Silva Titara, sede das superintendências de Rede e Sistema da Seduc.

O Centro de Formação Ib Gatto (Cenfor) e a 13ª Gerência Regional de Educação (Gere) receberão a mostra na quinta-feira(10) e sexta-feira (11).  O único dia em que a exposição não estará no Cepa será na quarta-feira (9), quando poderá ser vista na Escola Estadual Manoel Simplício, no bairro do Jacintinho.

Também no período de 7 a 11 de março, sempre a partir das 19h30, o OAGLL promove uma série de atividades voltadas à oposição de Júpiter, fenômeno que consiste na maior aproximação deste planeta em relação à Terra, o que o tornará mais visível.

De acordo com o coordenador do OAGLL, Adriano Aubert, o auge do fenômeno ocorre no dia 8 de março. “Este será o dia em que a aproximação será maior, ficando Júpiter a quase 180 graus da Terra. No entanto, nos outros dias, será possível termos uma boa visualização do planeta. Além das sessões de observação, teremos ainda exibição de vídeos e documentários”, informa.

Sendo conhecido desde os tempos antigos – foi nomeado em homenagem ao deus romano Júpiter, conhecido como Zeus na mitologia grega. Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar em diâmetros e massa, sendo conhecido pela Grande Mancha e pelos seus quatro satélites: Ganímedes, Europa, Io e Calisto. É um planeta gasoso, sendo composto basicamente por hidrogênio e hélio.