Geral

Estado Islâmico treinou mais de 400 terroristas para ataques na Europa

24/03/2016
Estado Islâmico treinou mais de 400 terroristas para ataques na Europa
(Foto: VEJA.com) Estado Islâmico

(Foto: VEJA.com) Estado Islâmico

O Estado Islâmico (EI) treinou pelo menos 400 terroristas para promover uma série de atentados terroristas na Europa, implantando células terroristas como a que planejou e executou os ataques em Bruxelas e em Paris, revelou a agência de notícias Associated Press. Essa rede de células terroristas significaria um avanço desse grupo terrorista, que vem perdendo território no Iraque e na Síria.

Fontes que incluem oficiais da inteligência europeia e iraquiana e um procurador francês que acompanha as redes jihadistas relataram a AP que os terroristas são treinados em campos na Síria, no Iraque e possivelmente no antigo bloco soviético. Os combatentes dessas unidades aprendem estratégias de campo de batalha, uso de explosivos e técnicas de vigilância e contra-vigilância.

As unidades parecem ser lideradas por pessoas fluentes no francês, com ligações com o norte da África, França e Bélgica, que são responsáveis por desenvolver estratégias para ataques na Europa. “A realidade é que se soubéssemos exatamente quantas redes havia, isto não estaria acontecendo”, afirmou a senadora francesa Nathalie Goulet, co-diretora de uma comissão que rastreia redes jihadistas.

Quando assumiu a autoria dos ataques de Bruxelas, o Estado Islâmico afirmou que “uma célula secreta de soldados” tinha sido enviada para a Bélgica para a ação. Antes de ser morto em uma operação da polícia após os atentados de Paris, o líder dos ataques coordenados contra a capital francesa, Abdelhamid Abaaoud, também afirmou ter entrado na Europa com um grupo multinacional de mais de 90 terroristas do EI, que estariam espalhados por toda a parte.