Geral

Embrapa percorre o Canal do Sertão e discute projetos para agricultura familiar

04/03/2016
Embrapa percorre o Canal do Sertão e discute projetos para agricultura familiar
Com irrigação das águas do Canal do Sertão, os frutos começam a brotar no Semiárido [Foto: Paulo Rios]

Com irrigação das águas do Canal do Sertão, os frutos começam a brotar no Semiárido [Foto: Paulo Rios]

A equipe da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), responsável pela instalação da sede do órgão em Alagoas, visitou, nesta sexta-feira (4), as obras do Canal do Sertão e conheceu projetos e perspectivas da região para o desenvolvimento da agricultura. Os pesquisadores foram conduzidos pelo secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, Álvaro Vasconcelos.

Em um primeiro momento, a comitiva sobrevoou grande parte do Canal do Sertão e do cânion do Rio São Francisco, onde foram observadas questões relativas ao potencial turístico da área. Em seguida, o grupo se dirigiu ao município de Delmiro Gouveia, onde esteve reunido com o prefeito Luiz Carlos Costa.

“O prefeito relacionou dados e projetos voltados para a agricultura na área do Canal, referentes às demandas apresentadas pelas cooperativas, associações e sindicatos de trabalhadores rurais da região”, explicou o secretário Álvaro Vasconcelos.

“Também discutimos as particularidades da gastronomia e cultura do Baixo São Francisco, com a perspectiva de elaboração de projetos, por parte da Embrapa, para o segmento turístico”, disse o secretário, lembrando que, dentro da proposta da unidade “Alimentos Funcionais, Aromas e Sabores”, está incluído o incentivo à vinda de turistas a partir da integração da produção de alimentos com o diversificado bioma nordestino, unindo-se ao polo gastronômico que Alagoas representa. Após a reunião com o prefeito de Delmiro Gouveia, a equipe da Embrapa iniciou uma visita por terra à estrutura do Canal do Sertão.

A equipe da Embrapa chegou a Alagoas no dia 18 de fevereiro, com a missão de elaborar um documento a ser encaminhado ao conselho de administração da empresa para direcionar as ações. Para isso, os pesquisadores têm se reunido com diversos segmentos, entre eles, universidade, órgãos públicos e entidades privadas, buscando firmar parcerias e reunir informações sobre as atividades agropecuárias do Estado que podem vir a ser alvo de projetos da empresa.

Outra meta da missão da Embrapa em Alagoas é verificar as alternativas para reduzir os custos da construção da sede. A equipe já percorreu diversas áreas da região metropolitana em busca do local ideal para sua estrutura física.

“Eles querem uma região que facilite o acesso ao aeroporto e ao porto de Maceió, além de avaliar as condições do trânsito terrestre. Essa será uma decisão técnica”, disse o secretário Álvaro Vasconcelos.