Geral

Emater estuda política de Assistência e Extensão Rural Indígena por uma nova Alagoas

10/03/2016
Emater estuda política de Assistência e Extensão Rural Indígena por uma nova Alagoas
Público indígena deve receber assistência técnica rural específica (Foto: Ascom MDA)

Público indígena deve receber assistência técnica rural específica (Foto: Ascom MDA)

O diretor-presidente do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater-AL), Carlos Dias, discutiu com representantes das comunidades indígenas alagoanas a respeito do que o Estado pode auxiliar no processo de fornecimento de assistência técnica, extensão rural e desenvolvimento de políticas públicas para essa parcela da sociedade alagoana. É um processo inédito para a construção de uma nova Alagoas.

Carlos Dias está otimista em apresentar uma resposta positiva aos representantes indígenas.

“Nós acabamos de contratar 97 bolsistas para atuar pela Emater em todo o Estado. Desses, três técnicos são de comunidade indígenas e já foram direcionados para atuar em suas próprias regiões. A Emater se propõe a pontuar as demandas de Assistência técnica e Extensão Rural junto de vocês e nos colocamos desde já a disposição para atender com que temos de imediato”, afirmou o gestor.

Para o representante indígena e técnico em agropecuária, Antônio Militão, da etnia Kariri Xocó, é necessário criar uma rede de assistência técnica e extensão rural específica para os indígenas. Segundo ele, essa proposta já foi direcionada ao governador Renan Filho e, por isso também, a importância do encontro com a Emater Alagoas

“Nós queremos lançar as propostas e junto com a Emater criar um planejamento para atender as 12 etnias e as 22 duas aldeias indígenas em Alagoas através da Assistência Técnica e Extensão Rural Indígena. Depois levar essa proposta para o governador e poder executar dentro das comunidade”, explicou Antônio Militão.

Segundo Edenilza Lima, gerente de articulação social do Gabinete Civil esta é uma demanda do Governo do Estado, que após reunião com as lideranças do movimento, solicitou que o grupo percorresse secretarias e órgãos prioritários, para a criação de uma agenda de trabalho com esse público em Alagoas.