Geral

Defensoria Pública participa de lançamento de Sistema de Videoconferência do Judiciário

02/03/2016
Defensoria Pública participa de lançamento de Sistema de Videoconferência do Judiciário
(Imagem: Ascom DPE/AL)

(Imagem: Ascom DPE/AL)

O Defensor Público Geral do Estado, Daniel Alcoforado, participou, na manhã de hoje (02), do lançamento do Sistema de Videoconferência do Poder Judiciário de Alagoas. A solenidade, realizada no Tribunal da Justiça de Alagoas, contou com a presença do Governador do Estado Ranan Filho, do presidente do TJ/AL, desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas, além de membros do Poder judiciário, deputados, secretários e representantes do Ministério Público e Sistema Prisional.

Durante o evento, quatro audiências – que contaram com a presença de defensores públicos – aconteciam simultaneamente em Palmeira dos Índios, União do Palmares, Santana do Ipanema e em Maceió, foram televisionadas para os presentes no auditório.

Para o Defensor Público Geral, a nova ferramenta deverá gerar grandes benefícios para o regular andamento dos processos criminais. “Com planejamento e organização, o sistema de videoconferência permitirá a superação de muitas dificuldades hoje encontradas por todo o Sistema de Justiça no âmbito dos processos criminais. A Defensoria aplaude a iniciativa e já começa a planejar também a possibilidade de operacionalização da videoconferência dentro da instituição, a fim de facilitar o trabalho dos defensores públicos”.

Na oportunidade, o Governador Renan Filho ressaltou a relevância da Defensoria Pública para a efetivação do direito de defesa do cidadão e destacou a importância do novo sistema para melhoria do Sistema Judiciário Alagoano e a diminuição da violência no Estado. “O sistema vem garantir o direito ao cidadão de ser ouvido, de ter uma defesa. Além disso, traz maior agilidade ao judiciário, combate a impunidade e garante, sobretudo, a segurança no sistema penitenciário, que se reflete fora dele, contribuindo com os esforços do Governo de Alagoas na redução da violência”, disse.

O sistema de videoconferência permite ao judiciário ouvir o preso sem a necessidade de transportá-lo ao fórum, reduzindo o tempo de tramitação de processos, gerando economia de recursos e agilizando o julgamento do processo. Ele será usado em audiências de interrogatórios de réus e oitivas de testemunhas.