Geral

De volta ao Uruguai após 21 meses, Suárez tem um tabu contra o Brasil

23/03/2016
De volta ao Uruguai após 21 meses, Suárez tem um tabu contra o Brasil
(Foto: Getty Images) Suárez desapontado com derrota para o Brasil em 2013

(Foto: Getty Images) Suárez desapontado com derrota para o Brasil em 2013

Luis Suárez teve de esperar 21 meses para poder voltar a jogar pela seleção uruguaia, algo que terá a chance de fazer na próxima sexta-feira, dia 25, na Arena Pernambuco. No entanto, o adversário será o Brasil, justamente a equipe que ele não costuma se der bem.

Até hoje, Suárez enfrentou a seleção brasileira em três oportunidades. Todas pela equipe principal e em jogos oficiais. Nunca venceu e nunca marcou gols.

Foram três derrotas: 2 a 1, pelas eliminatórias da Copa-2010 em 2007; 4 a 0, pelas eliminatórias da Copa-2010 em 2009, e 2 a 1, pela Copa das Confederações em 2013. Suárez foi titular em todas essas partidas, mas não empolgou como se esperava.

O status do atacante nesse período, no entanto, nem se aproxima do que é hoje. Ele é um dos destaques do Barcelona ao lado de Messi e Neymar e o artilheiro do clube: tem 43 gols em 43 jogos na temporada, somando competições nacionais e internacionais.

Além disso, ele volta para a seleção uruguai querendo tirar o atraso. A última partida dele pela equipe celeste foi em 23 de junho de 2014, ainda pela fase de grupos da Copa do Mundo, quando de uma mordida no zagueiro italiano Chiellini.

Por causa da mordida, Suárez foi suspenso do futebol por quatro meses (não podendo nem sequer treinar) e por nove jogos oficiais da seleção uruguaia. Ele reclamou e considerou a pena pesada, mas não conseguiu reverter a decisão da Fifa.

Ou seja, a torcida celeste ainda não desfrutou desse ótimo momento do atacante. Nem o Brasil encarou o jogador em sua melhor fase. Pela seleção uruguaia, Suárez acumula 82 jogos e 44 gols. Deve formar o ataque da equipe com Cavani.