Geral

China bate Catar e sonha com Copa

29/03/2016
China bate Catar e sonha com Copa
(Foto: Getty) China venceu o Catar e seguiu adiante nas eliminatórias da Copa de 2018

(Foto: Getty) China venceu o Catar e seguiu adiante nas eliminatórias da Copa de 2018

Foi difícil, mas a China segue sonhando com uma vaga na próxima Copa do Mundo. Os novos milionários do futebol venceram nesta terça-feira o Catar por 2 a 0 (mesmo com o ex-santista Rodrigo Tabata como titular no time catariano), contaram com uma combinação favorável de resultados e garantiram a classificação para a terceira fase das eliminatórias asiáticas.

Os gols da partida foram marcados por Huang Bowen, colega de time de Ricardo Goulart e Paulinho no Gunaghzou, e Wu Lei, companheiro de Conca e Elkeson no Shanghai SIPG.

A vitória, combinada com as derrotas de Jordânia e Coreia do Norte, fez com que a China se classificasse como uma das quatro melhores segundas colocadas – o próprio Catar foi quem liderou o grupo.

Nesta fase, que se encerra nesta terça, 39 seleções asiáticas estão divididas em oito grupos. Os líderes de cada chave avançam, assim como os quatro melhores segundos colocados.

Os 12 classificados são: Irã, Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Austrália, Uzbequistão, Catar, Iraque, Tailândia, Síria e a própria China.

Agora, essas 12 seleções qualificadas serão separadas em dois grupos, que definirão as quatro vagas do continente no Mundial. O sorteio das chaves será no dia 12 de abril.

Além das quatro vagas diretas na Copa do Mundo, a Ásia ainda tenta classificar uma seleção através de um playoff intercontinental. Para 2018, o duelo é disputado contra representante da Concacaf.