Cidades

Arapiraca: Caminhos da Primeira Infância são discutidos em seminário municipal

08/03/2016
Arapiraca: Caminhos da Primeira Infância são discutidos em seminário municipal
(Foto: Ascom Arapiraca)

(Foto: Ascom Arapiraca)

O caminhar para uma vida cheia de sonhos e prospecções é longo e, por vezes, tortuoso. A fim de dar maior estabilidade à base disso tudo é que a Prefeitura de Arapiraca não tem medido esforços para chegar, antes de tudo, na primeira infância.

Caracterizado pelo período de zero a 6 anos de idade, é neste período que um ser humano faz e filtra as ressalvas para todo o resto de sua existência.

Em suma, se uma criança é amada e tem acesso a todos os direitos que lhe cabem, cresce feliz e saudável – reproduzindo isto lá frente para os outros, em seu dia a dia, em seu trabalho, em seus projetos futuros.

Deste modo, tendo este cuidado, foi realizado nesta segunda-feira (7) o Seminário Municipal “A Primeira Infância É de Todos Nós”, no auditório da Casa da Cultura, bairro do Centro.

Na oportunidade, foram debatidos os eixos “Crianças com Saúde”, “Assistência Social”, “Educação Infantil”, “Proteção à Criança” e “A Criança e o Espaço: a Cidade e o Meio Ambiente”.

“Esse é o marco legal de Arapiraca: a discussão do Plano Municipal Pela Primeira Infância, que é uma das diretrizes do Plano Nacional de Educação. Estamos fazendo a nossa parte, com o prefeito em exercício Yale Fernandes conduzindo esta investida pelos nossos pequenos arapiraquenses! O que for resolvido aqui, segue para os conselhos municipais e depois para a Câmara de Vereadores. Se aprovado, vira lei. A partir disso, basta aplicá-la. E as famílias e as crianças de nossa cidade é quem colherão os frutos deste nosso trabalho”, diz a secretária da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Cícera Pinheiro.

Segundo a coordenadora do programa Arapiraca Garante a Primeira Infância (Agapi), Gineide Castro, o futuro deve ser moldado pela harmonia e pela cooperação. O desenvolvimento das crianças deve transcorrer à medida que elas ampliam suas perspectivas e adquirem novas experiências.

O evento foi uma realização da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Seplan e Agapi; Comitê Amigo da Criança; e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), além do apoio do Unicef e da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.

agapi2

Desenvolvimento infantil

Na segunda maior cidade do estado alagoano, 10 territórios são contemplados com o trabalho em rede promovido pelo Agapi.

Idealizado em agosto de 2013 pela prefeita Célia Rocha, que é médica pediatra, a iniciativa atende crianças até 6 anos, colocando em questão suas vivências e cognições no cotidiano, desde a prática de exercícios físicos e acesso à arte como o fortalecimento de vínculos entre pais e bebês, por exemplo.

No âmbito geral, toda a família acaba sendo beneficiada com as ações do Arapiraca Garante a Primeira Infância, demanda a ser vista a médio e longo prazo, contando, sobretudo, com uma assistência plena a pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O programa por si tem o intuito de promover o bem-estar físico, mental, afetivo e social das crianças atendidas, além de capacitar os profissionais envolvidos na abordagem e cuidado para com o desenvolvimento infantil, com vistas a um crescimento saudável em todas as suas instâncias.

Como suporte, o Agapi, em parceria com o Telessaúde, o Núcleo de Apoio de Saúde da Família (Nasf) e o Espaço Nascer – que atende a gestantes de alto risco – iniciou, em 2014, oficinas temáticas definidas a partir da avaliação do resultado da pesquisa do Unicef sobre Competências Familiares.

Ainda no mesmo ano, a prefeita Célia Rocha assinou um termo de cooperação com a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, um dos maiores expoentes da América Latina no quesito “primeira infância”. Desde então, servidores estão se capacitando por meio do Curso de Formação para Multiplicadores Agapi, composto por temáticas como Espaços Lúdicos, Pré-Natal, Puericultura, Amamentação, Parto Humanizado e Grupos de Famílias Gestantes e Crianças Até 6 Anos.

Equipes multidisciplinares, por sua vez, com enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais e fisioterapeutas ficam a cargo de identificar e acompanhar as famílias com mães e gestantes a serem contempladas pelo programa, que, em breve, deve se ampliar para outros bairros da cidade.

agapi3(6)