Geral

App na Play Store prometia recarga de celular e clonava dados de cartão

02/03/2016
App na Play Store prometia recarga de celular e clonava dados de cartão

2222222

Infelizmente, é comum encontrarmos aplicativos falsos disponíveis para celulares com sistema Android, e recentemente a Kaspersky Lab chamou a atenção para um deles: o “Recarga Celular”, que em teoria deveria realizar recargas de celular, mas não cumpre aquilo que promete.

Segundo a empresa, uma das promessas do software é garantir que o usuário receba o dobro do valor recarregado, mas seu principal propósito era clonar os dados do cartão de crédito daqueles que recorrem ao app para comprar créditos. O Google Play informa que entre mil e cinco mil usuários baixaram e instalaram o aplicativo falso.

Entendendo o seu funcionamento

Segundo a empresa responsável pelas informações, o aplicativo apresenta uma tela com suposta função de recarga, informando aceitar vários tipos de cartão de crédito. Entretanto, não há como “passar a perna” no programa, pois ele faz a verificação pela veracidade do número informado. Como se isso fosse pouco, ele também envia dados como CPF e outros para um site registrado no Brasil e que não tem ligação com as operadoras.

A Google foi notificada pela Kaspersky e aparentemente já removeu o aplicativo do ar. Porém, vale lembrar que essa não é a primeira vez (e, infelizmente, talvez não seja a última) que isso acontece, pois no final de 2014 foram encontrados os dois primeiros trojans bancários móveis desenvolvidos no Brasil.