Geral

Após Audiência Pública, empresário decide manter Viação Lucena operando

04/03/2016
Após Audiência Pública, empresário decide manter Viação Lucena operando
[Foto: Assessoria]

[Foto: Assessoria]

As melhorias no transporte público no município de Palmeira dos Índios foram temas debatidos durante Audiência Pública na manhã desta sexta (04) na Câmara Municipal de Vereadores. Empresários do setor, representantes de entidades, estudantes de escolas particulares, públicas, universidades e Instituto Federal de Alagoas (Ifal) estiveram presentes. A ausência mais criticada foi a do superintende da SMTT, Aurélio Brasileiro, que nem compareceu, nem mandou representante à sessão pública. “Foi uma vitória da Audiência Pública convencer o empresário Manoel Lucena suspender a decisão de paralisar as atividades da Viação Lucena” comemorou, Júlio Cezar.

O vereador, Júlio Cezar (PSB), autor do requerimento apresentado na Câmara Municipal presidiu a sessão, que deu oportunidade de voz a todos os representantes de entidades que estiveram presentes, além da plateia que também teve o direito de usar a tribuna para apresentar sugestões e fazer seus questionamentos sobre o tema. Na ocasião, o empresário, Manoel Lucena, dono da Viação Lucena, fez uma série de desabafos e cobrou maior fiscalização e apoio.

“Minha empresa gera 12 empregos diretos com carteira assinada neste município, mas não recebo nenhum tipo de apoio do governo que poderia comprar vale transporte para distribuir com os servidores todos os meses. Outro problema que enfrento é a grande quantidade de táxis clandestinos que inviabilizam minha empresa. Mas, vou tocando até fazerem a licitação dos ônibus, atendendo o pedido desta Audiência Pública para não vou deixar nem a população nem os estudantes na mão” garantiu o empresário.

Os representantes dos diretórios acadêmicos do Ifal, Uneal e Ufal também estiveram presentes. Para o estudante Leonardo Gama “é uma pena a ausência dos representantes do poder público. Isso mostra um grande retrocesso”. Lucas Willian sugeriu “a formalização de um TAC com o Ministério Público juntando todos os atores” para garantir uma imediata solução deste problema. “Queremos novas rotas e preços compatíveis, além de um projeto de mobilidade urbana para nossa cidade que não existe” apontou, o estudante da Uneal, Jamerson da Silva.

O representante do sindicato dos Taxistas, José Cícero, também cobrou maior fiscalização da SMTT. “Falta ação e iniciativa porque aqui quem manda são os clandestinos” protestou. “Nossa profissão é arriscada demais e o imposto que o município cobra de cada mototáxi aqui em Palmeira é um dos mais caros do Brasil. Agora fiscalizar que é bom…” completou, o presidente do Sindmototáxi, Ademildo Marques Pereira.

A vereadora, Sheila Duarte (PT) saiu em defesa da população e garantiu apoiar essa luta para evitar que a população não seja prejudicada sem transporte público. “Não podemos aceitar esta situação, estou pronta para ajudar no que for preciso. Parabéns vereador Júlio Cezar pela iniciativa e preocupação com este problema que afeta toda população” destacou.

Na avaliação do vereador, Júlio Cezar, a “Audiência Pública cumpriu o seu papel”. Ele lamentou o fato da ausência do poder público. “Seria muito importante que o superintendente da SMTT estivesse aqui para nos ajudar neste debate, mas estamos fazendo a nossa parte. Iremos redigir um documento que será encaminhado as autoridades competentes para conhecimento dos encaminhamentos definidos nesta audiência. Posso afirmar que pelo resultado que alcançamos aqui já estou satisfeito porque o direito ao transporte público da população e dos estudantes, ao menos, ficou preservado” finalizou o parlamentar.