Geral

Abertura do ano letivo no sistema prisional ocorre na segunda-feira (21)

17/03/2016
Abertura do ano letivo no sistema prisional ocorre na segunda-feira (21)
Secretaria de Ressocialização investe na ressocialização de custodiados por meio da leitura (Foto: Jorge Santos)

Secretaria de Ressocialização investe na ressocialização de custodiados por meio da leitura (Foto: Jorge Santos)

Usando a educação como uma das principais ferramentas para a ressocialização dos reeducandos alagoanos, a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) inicia mais um ano letivo no sistema prisional.

A cerimônia de abertura será na segunda-feira (21), a partir das 19h, no Núcleo Ressocializador da Capital (NRC). Mais de 360 reeducandos foram matriculados para estudar nas unidades do sistema prisional.

Foram formadas turmas de ensino formal da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos turnos três turnos. Também foram ofertadas vagas para os custodiados do ensino superior, pela modalidade EAD na Universidade Norte do Paraná (Unopar). Ao todo, quatro reeducandos participam das aulas nos cursos de Administração, Geografia e História.

Através da formação de parcerias, a Seris também oportuniza a participação dos custodiados em cursos de qualificação profissional. Atualmente são oferecidos os cursos de pedreiro de alvenaria, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), operador de áudio, pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e mecânico de motos, pelo Instituto Federal de Alagoas (Ifal).

 

Além dos custodiados que já cursam o ensino superior à distância no NRC, vale destacar o feito inédito alcançado recentemente pelo reeducando Manoel José dos Santos, da mesma unidade prisional. Ele foi o primeiro custodiado a concluir o ensino médio através da EJA dentro do sistema prisional em Alagoas.

De acordo com a supervisora de Educação, Genizete Tavares, o empenho dos apenados é fundamental para que as conquistas continuem acontecendo. “É uma vitória conseguir que alguém conclua a educação formal dentro do presídio. Notamos a preocupação do reeducando com a educação, a vontade que eles têm de aprender. Oferecemos os meios, mas é o empenho do custodiado que faz a diferença”, explica Genizete Tavares.

Projeto Lêberdade – O setor de Educação, Produção e Laborterapia da Seris também elabora um importante projeto para beneficiar os reeducandos alagoanos. Trata-se do Lêberdade, onde são estabelecidos critérios para que os custodiados tenham a remição da pena através da leitura. Os custodiados têm direito de ler um livro por mês. A cada livro lido serão remidos quatro dias de pena.

A comissão de preparação do projeto é composta por representantes da Seris e da Secretaria de Educação (Seduc). O objetivo é envolver toda a sociedade, Justiça, OAB e Assembléia Legislativa nas discussões para efetivação do Lêberdade. A expectativa é que o projeto seja aprovado como lei até o mês de julho deste ano.