sábado, 19 de outubro de 2019

Notícias

In:

Técnicos do IMA participam de capacitação para uso de sistema do CAR

Por Elayne Pontual IMA / AL

5555555

Representantes do Instituto do Meio Ambiente (IMA) estão em Brasília para um treinamento que ensinará técnicos e gestores de órgãos estaduais de meio ambiente de diversos estados do Brasil a utilizar um sistema de análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A Oficina de Capacitação do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) começou na última segunda-feira (22) e termina na sexta-feira, dia 26.

De acordo com Luise Andrade, consultora do setor de Gestão Florestal do IMA, com o sistema será possível validar as informações declaradas pelos proprietários, conhecer os passivos ambientais de cada um e, a partir daí, solicitar a regularização ambiental dos imóveis. “Ontem tivemos esclarecimentos quanto à legislação e hoje estamos conhecendo o sistema”, contou.

Segundo a consultora, o treinamento é fundamental para esclarecer dúvidas e, por outro lado, mostrou que há um grande desafio a se cumprir. “O sistema apresenta muitos detalhes que demandam tempo, atenção e interpretação, e nosso Estado ainda precisa regulamentar muita coisa”, explicou a consultora.

Prazo

 

O CAR é um registro eletrônico obrigatório feito a partir de imagens georreferenciadas. Instituído com o Código Florestal, deverá indicar a situação ambiental de todas as propriedades rurais, com a reunião de informações sobre as Áreas de Preservação Permanente (APPs), reserva legal, remanescentes de vegetação nativa e áreas consolidadas.

O prazo para realização do CAR vence no dia 5 de maio e os proprietários rurais que não tiverem inscrito suas áreas no SiCAR, pelo endereço www.car.gov.br, poderão sofrer restrições junto às instituições financeiras de crédito rural.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com