Geral

Sesau capacita 500 agentes comunitários de saúde em Arapiraca

05/02/2016
Sesau capacita 500 agentes comunitários de saúde em Arapiraca

 

Rozangela Wyszomirska cobrou o envolvimento dos agentes comunitários de saúde na luta contra o Aedes aegypti.(Foto: Olival Santos)

Rozangela Wyszomirska cobrou o envolvimento dos agentes comunitários de saúde na luta contra o Aedes aegypti.(Foto: Olival Santos)

 

Cerca de 500 agentes comunitários de saúde de Arapiraca estão sendo capacitados até esta sexta-feira (5) para o combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação, que foi iniciada nesta quinta-feira (4), na Escola Benildo Barboza, é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Vigilância em Saúde e Atenção Básica.

 Presente à abertura do evento, a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, salientou que o Governo de Alagoas está travando uma cruzada contra o Aedes aegypti, com o apoio das gestões municipais e da população. “Se cada um de nós não convencermos as pessoas sobre a importância do combate ao vetor, podemos estar fadados ao fracasso”, alertou.

 O mesmo pensamento foi defendido pelo secretário de Saúde de Arapiraca, Ubiratan Pedrosa, ao afirmar que no município já foram registrados 14 casos de microcefalia. “Há quarenta anos trabalhando na saúde pública e nunca presenciei uma situação tão crítica. Temos que assumir a responsabilidade para erradicar o mosquito, principalmente com a mudança de hábitos e atitudes”, finalizou Pedrosa.

 Orientação – Rozangela Wyszomirska destacou que o combate ao Aedes aegypti, responsável por transmitir a dengue, chikungunya e zika vírus, requer que os agentes comunitários de saúde também se envolvam nesta luta. Para isso, é necessário intensificar as visitas domiciliares, visando orientar os moradores sobre a importância de manter limpas as residências.

 “Mais de 70% das ações de prevenção ao Aedes aegypti são de responsabilidade da população, que deve tampar as caixas de água, limpar os quintais e calhas, além de não cultivar plantas aquáticas nas residências. No entanto, é necessário que os agentes comunitários de saúde possam investir na conscientização, informando a todos sobre a prevenção, sintomas e tratamento da dengue, chikungunya e zika”, evidenciou.

 A solenidade de abertura da capacitação contou ainda com as presenças da secretária executiva de ações de saúde da Sesau, Rosimeire Rodrigues, e da superintendente da Vigilância em Saúde, Cristina Rocha.